Paulo Roberto Segundo e os Signos no Hemisfério Sul da Terra Paulo Roberto Segundo e os Signos no Hemisfério Sul da Terra




Principais características dos Signos no Hemisfério Sul


Áries

23 de setembro a 22 de outubro

Áries é um Signo cardeal que comanda o início da Primavera, a abertura do Ano Astral e do ciclo vital do hemisfério. O seu elemento é o fogo, o seu princípio é ativo. Na composição do corpo humano corresponde à cabeça, o crânio, a testa, o rosto, os hemisférios cerebrais, a mandíbula superior, o queixo, as artérias carótidas externas, os olhos e a visão. Trata-se de um Signo egocêntrico, que marca a personalidade e o caráter. Quando se manifesta sempre diz "eu sou". É audacioso, agressivo, enérgico, combativo, rápido, dinâmico, independente, arrojado, pioneiro, executivo, competitivo, impulsivo, corajoso, intrépido... É um Signo animal, violento e estéril, de polaridade masculino-positiva.

No seu lado negativo é insubordinado, cruel, violento, despótico, indisciplinado, impaciente, orgulhoso, grosseiro, intolerante, irritante...

Áries é capaz de enfrentar as mais difíceis situações. Está apto a realizar atos que exijam arrojo. Pode ser visto sempre disposto a lutar para estar em primeiro lugar.

Áries é dotado de grande vigor físico e mental. Sente prazer em participar de aventuras arriscada, gosta de conquistar e de realizar explorações.

Áries é o Signo da primeira Casa, cujo regente é Marte.

Pertencem ao Signo de Áries as pessoas que nascem no Hemisfério Sul entre 23 de setembro e 22 de outubro, e no Hemisfério Norte entre 21 de março e 20 de abril.

PERFIL MASCULINO

O Ariano anda rapidamente, fala depressa e a sua linguagem é seca, direta e precisa, às vezes até agressiva. Costuma impressionar pelo jeito de olhar e pelo sorriso. É normal apresentar uma espécie de vinco vertical na testa. Apresenta-se com um certo ar de virilidade. Costuma ser brusco nos gestos e desajeitado nas carícias. Uma característica bem marcante é pressionar os lábios quando quer se concentrar.

O Ariano está sujeito a vários acidentes por causa do seu gosto pelas aventuras arriscadas. Também pode passar por momentos de quase total esgotamento físico, o que afeta o seu moral, pois não gosta de se sentir incapaz. A cabeça é um "ponto fraco", e geralmente se vê nos Arianos algum tipo de cicatriz nessa área. São propensos a sentir dores de cabeça, nevralgias, sinusites, acessos de febre, inflamações e irritações, alergias e dores de dente. A asma é comum entre os Arianos.

É aconselhável para o Ariano comer apenas alimentos saudáveis e evitar os enlatados. Também é aconselhável a prática de esportes individuais, com exceção do automobilismo e do motociclismo, por causa do seu gosto extremo pelo perigo e pela velocidade. Deve evitar fazer qualquer coisa com pressa demais.

O Ariano sente necessidade de comer carne, mas deve evitar o excesso. Açúcar e frutas lhe fazem bem. Convém não exagerar nos temperos e condimentados, que gosta tanto. Alimentos ricos em fósforo e em potássio são os ideais.

O Ariano é normalmente uma criatura de vontade forte e corajosa que luta por seus ideais sem querer jamais admitir a possibilidade de uma derrota. É do tipo que arrisca tudo pelos amigos, mas não admite nunca ser traído, e, se isso acontece, o seu contra-ataque será impiedoso. É naturalmente violento, e convém controlar os impulsos agressivos. Algo que não suporta é sentir dúvidas a respeito de qualquer coisa, fato que o leva, muitas vezes, à beira do fanatismo. Outro detalhe que o incomoda profundamente é ter de rever as suas posições, e quando é obrigado a isso sofre um bocado.

O Ariano sente-se bem em qualquer profissão que exija coragem e atos de heroísmo, de preferência se ele estiver no comando - é um bélico. A sua preferência, entretanto, será pelas profissões de caráter liberal.

Só existe um momento na vida do Ariano em que ele gosta de assumir a condição de passivo: no momento do sexo. É que, por ser bastante voltado para si mesmo, gostará muito mais de receber do que de dar prazer. Aliás, é justamente por isso que o Signo apresenta muitos nativos com tendências homossexuais.

PERFIL FEMININO

A Ariana é cheia de energia e resistência. Deveria tentar viver ao ar livre, praticar algum tipo de esporte e dormir o suficiente, já que costuma agir sempre até quase beirar à exaustão. Têm sempre um ar seguro e saudável, além de um sorriso do tipo "irresistível". Com um jeito muito próprio são, geralmente, extremamente sedutoras.

Os choques afetivos costumam alterar o seu metabolismo e perturbar o seu equilíbrio fisiológico. É normal os amores infelizes afetarem-nas mais profundamente do que as doenças.

Muitas vezes as Arianas ficam completamente sem forças, e quando isso acontece devem mesmo procurar orientação de especialistas, porque nem sempre se trata apenas de uma depressão nervosa.

Todos os conselhos e sugestões apresentados no Perfil Masculino servem também para o Perfil Feminino.

As Arianas são sempre boas mães, embora não consigam deixar de demonstrar sua preferência por esteou aquele filho, o que as faz esforçarem-se para nunca parecerem injustas.

Profissionalmente sempre darão preferência às profissões que tenham caráter masculino, e, aliás, em muitos casos são mesmo capazes de se mostrar muito mais eficientes do que alguns homens. É bom que se saiba que as Arianas, embora façam, não gostam mesmo dos serviços domésticos.

No amor as Arianas são sempre apaixonadas, e podem mesmo dedicar toda a sua vida a um homem, deixando que tal paixão a consuma totalmente... Isso, é claro, depois de ter feito inúmeras conquistas na fase da sua juventude, período em que, geralmente, testa o seu enorme poder de sedução.

Algumas Arianas podem até decidir viver sozinhas, mas a vida só fará sentido se houver a presença do amor.

SEU REGENTE MARTE

Marte é o Astro que rege os Signos de Áries e Escorpião, respectivamente 1ª e 8ª Casas Celestes. É um Astro elétrico, masculino, enérgico, expansivo e estéril. A sua ação é ativa em Áries e passiva em Escorpião. O seu elemento é o fogo e a sua constituição é quente e seca. É fonte de energia dinâmica que dá o impulso de lutar, dominar, construir ou destruir. Domina sobre o corpo, sobre a fonte dos desejos. Na composição do corpo humano representa a matéria corante do sangue, o ferro, a coluna vertebral, os nervos motores, os órgãos genitais masculinos e a produção de sêmen. Atua também sobre todos os órgãos e funções pertencentes aos Signos de Áries e Escorpião.

Marte é a energia que toma a iniciativa através da ação do seu impulso agressivo. A sua ação é súbita, arrogante. O seu poder pode ser usado de forma construtiva e corajosa; de forma destrutiva e raivosa. É o Astro do desejo intenso e da energia sexual. Manifesta vontade de expandir-se, conquistar e possuir. É determinado, combativo, corajoso e digno de confiança. Possui grande força muscular e vigor mental e físico. Possui todas as qualidades necessárias para vencer, construir, realizar, comandar e fazer valer a disciplina. Inspira tanto um gesto de proteção como a mais brutal e violenta manifestação de força e tirania. Esbanja energia e vitalidade, favorece a saúde, mas também se torna responsável pela destruição do corpo físico, sendo o causador das mortes violentas, desde o assassinato até a guerra. É um Astro sexual, porém não é fecundo. Inclina-se para a verdade, a liberdade, a realidade. Não aceita nenhuma forma de sujeição, fantasia ou romantismo. A cirurgia e as operações, as armas, a guerra, os acidentes, as inflamações, os cortes, os ferimentos, a violência, as ferramentas, o ferro, e o aço estão sob o seu domínio.

Marte rege a terça-feira, as suas cores são a vermelha e a escarlate, as suas formas são as angulosas, as suas linhas são as retas, os seus sabores são os fortes e picantes, os seus aromas são os intensos e irritantes. No reino animal domina sobre os grandes carnívoros e as aves de presa. No reino mineral sobre o rubi, a ametista, o diamante, o ferro e o aço. No reino vegetal sobre as plantas espinhosas, picantes e venenosas. No reino humano (astrológico) sobre Áries e Escorpião.

Atuando em Áries, Marte é fogo sobre fogo; atuando em Escorpião é fogo sobre água.

A PRIMEIRA CASA

A primeira Casa é a morada de Áries. Essa Casa também é conhecida como Ascendente. É uma Casa de vida e de identificação. A sua posição é angular e fica de 0° a 30° dentro do Zodíaco - representa o início da Primavera. É a Casa da aparência física, da constituição, do caráter, das inclinações, das qualidade e debilidades inatas. Marca a identidade do Signo que a estiver ocupando, com todo o seu potencial positivo e negativo.

COMPATIBILIDADES E INCOMPATIBILIDADES

Áries e Áries: são semelhantes e formam uma união explosiva, que só dá certo se a fêmea submeter-se ao macho.

Áries e Touro: são complementares. É a união de Marte e Vênus, com destaque para o sexo.

Áries e Gêmeos: são complementares desde que a relação seja apenas amistosa.

Áries e Câncer: estão mais para uma relação sadomasoquista. União que só tem boas chances se Áries for o macho da dupla.

Áries e Leão: são uma união de fogo com fogo – a afinidade é certa.

Áries e Virgem: podem combinar apenas em uma relação profissional. É a união do aventureiro com o precavido.

Áries e Libra: são opostos e complementares – é Áries querendo receber e Libra querendo dar.

Áries e Escorpião: têm o mesmo regente (Marte), mas um é fogo e outro é água. Um relacionamento difícil.

Áries e Sagitário: são mais uma combinação de fogo com fogo que pode dar certo – se a rivalidade for superada.

Áries e Capricórnio: se complementam, mas em ritmos bem diferentes entre si. As concessões são necessárias.

Áries e Aquário: combinam bem, desde que não haja casamento.

Áries e Peixes: deixam muito a desejar, e a água de Peixes pode mesmo apagar o fogo Ariano.

Touro

23 de outubro a 21 de novembro

 

Touro é um Signo fixo que marca o meio da Primavera. O seu elemento é terra e o seu princípio é passivo. Na composição do corpo humano representa o pescoço, a garganta, a língua, a boca, a mandíbula inferior, as amígdalas, as cordas vocais, a tireóide, os lábios, o sistema linfático, o cerebelo, as vértebras cervicais, as orelhas, os ouvidos e o sentido auditivo. É um Signo estável e possessivo que marca as posses materiais. Quando se manifesta sempre diz "eu tenho". É ambicioso, determinado, reflexivo, afetivo, sensível, paciente, conservador, doméstico, sensual, escrupuloso, leal, prático, artístico... é um Signo animal, fecundo, de polaridade feminino-negativa .

No seu lado negativo é preguiçoso, impaciente, inerte, acomodado, indiferente, egoísta, avarento, guloso, materialista...

A vibração de Touro ativa a mente e dinamiza a inteligência, indicando capacidade para o trabalho, senso prático, honestidade e lealdade.

É o Signo da segunda Casa, cujo regente é Vênus.

Pertencem ao Signo de Touro as pessoas que nascem no Hemisfério Sul entre 23 de outubro e 21 de novembro, e no Hemisfério Norte entre 21 de abril e 20 de maio.

PERFIL MASCULINO

Os Taurinos geralmente apresentam, após um certa idade, um corpo robusto, sem necessariamente chegar à obesidade, e o seu ponto de destaque é o físico pescoço, sendo que a sua força manifesta-se sempre na parte superior do corpo. As pessoas que nascem no Signo de Touro tendem a ser excelentes cantores. Mas, apesar de a garganta ser para muitos uma excelente fonte de renda, ela também pode ser um grande fator de complicação quando se trata de saúde e doença, porque toda a área que envolve o pescoço costuma também ser bastante frágil, tal qual o nariz e os ouvidos. Os Taurinos também estão sujeitos a furúnculos e acnes, bem como às hemorróidas e úlceras varicosas. Como têm forte tendência para os excessos, podem até engordar demais, já que adoram um bom prato e não são muito chegados em atividades esportivas.

O ideal para os Taurinos seria dormir e acordar nos horários do Sol, além de estarem freqüentemente em contato com a natureza, seu melhor remédio para recarregar as baterias.

Uma das razões de os Taurinos não terem problemas em função da quantidade do que comem é o fato de serem criaturas lentas, inclusive para comer, o que fazem mais pelo prazer do que para sobrecarregar o estômago. Embora fosse bom evitar as comidas muito temperadas, os Taurinos podem comer de tudo, sendo mesmo aconselhável apenas dosar na quantidade.

São pessoas que amam a vida e procuram vivê-la realmente com muito prazer. Pequenos detalhes que podem passar despercebidos para a maioria dos mortais costumam ser motivos de puro êxtase para os Taurinos, que gostam mesmo de apreciar a beleza das coisas simples.

O chamado maior defeito dos Taurinos é o seu instinto de posse e o ciúme. Eles sempre se referem às coisas e pessoas como sendo "suas". E para eles e, de fato, motivo de pura alegria poder sentir que coisas são suas. É um apreciador das boas coisas da vida, mas sabe dispensar o supérfluo para ficar com o que é mesmo necessário.

São teimosos e obstinados e não se deixam comover pelos problemas alheios; são práticos e voltados quase que exclusivamente para o que é sólido, palpável. Aliás, a teimosia e a obstinação tanto podem ser fator de força como de fraqueza, porque não lhes dá maleabilidade. Além disso, o dinheiro representa um grande papel em sua existência - de uma ou de outra forma, estão sempre pensando na possibilidade de enriquecer.

Além dos campos artísticos, se saem bem em todas as áreas onde for preciso atuação prática e onde possam defender os seus próprios interesses.

O amor é muito importante na vida dos Taurinos, e eles consideram que uma família é algo sagrado. Mas, também aqui, a sua atitude costuma ficar no campo da praticidade pura. Esforçam-se por serem fieis e exigem da pessoa escolhida uma fidelidade canina, em todos os sentidos. Normalmente mostram-se alegres e brincalhões, até que algo os desagradem e fiquem de mau humor. Nesses casos a sua companhia não é nada agradável, e o melhor é deixar a poeira baixar.

PERFIL FEMININO

As Taurinas são, normalmente, muito bonitas, femininas e fêmeas. Seja qual for o tipo físico dominante, Uma Taurina sempre procurará pôr a sua feminilidade em destaque, usando para isso todo um arsenal erótico que só ela costuma possuir na personalidade.

Os pontos fracos no Perfil Feminino são os mesmos do Perfil Masculino, acrescentando algumas possibilidades de problemas ginecológicos, inclusive frigidez ou despertar sexual demorado. Devem vigiar a saúde para poder atingir a maturidade sem grandes problemas. No mais, o que é válido para os homens do Signo vale igualmente para as mulheres, inclusive o ritmo de sono.

As Taurinas reagem à vida conforme o meio em nascem e crescem. Mesmo que mudem de lugar e de hábitos, sempre conservam manias adquiridas na infância. São do tipo que procura soluções fáceis, sem qualquer drama de consciência. Se for preciso "servem-se do melhor dom que a Natureza lhes deu – a beleza do diabo – para conseguirem o que lhes convém. Mas, de qualquer forma, o tanto que a família influir na sua educação servirá de guia para quase toda a vida.

São pessoas que gostam da vida em abundância, em todos os sentidos, pois isso lhes dá a sensação de segurança.

Um ponto bem marcante e que merece destaque é o sentido de ritual que imprimem em tudo o que fazem.

Profissionalmente, sentem-se bem em todas as atividades em que possam mostrar os seus dotes artísticos e o seu bom gosto. Onde for preciso capacidade de raciocínio e bom relacionamento com as pessoas, esse será um campo ideal para a sua atuação.

No amor o ponto principal a destacar é que elas não gostam mesmo de estar longe da companhia masculina, e elas podem representar muitos papeis na vida e nas fantasias erótica de um homem. Mas, se realmente gostam de alguém, podem ser extremamente ciumentas e possessivas. Além do mais, é comum que elas não aceitem passivamente a idéia de um rompimento, de uma separação, porque se agarram àquilo que constróem e porque sempre vão achar que se deve pensar (quando for o caso) no bem estar das crianças. E, se apesar de tudo for mesmo preciso uma separação, elas procuram de todas as formas não deixar que as crianças fiquem ressentidas.

Em geral são pessoas apaixonantes.

Seu Regente Vênus

Vênus é regente de Touro e de Libra, respectivamente 2ª e 7ª Casas.

Vênus é um Astro magnético, sensível, feminino e fecundo. Atua passivamente em Touro e ativamente em Livra. O seu elemento é o ar e a sua composição é resultado da combinação dos princípios quente e úmido. Exalta a sensibilidade e refina as sensações e emoções. Está associado à paz, beleza e harmonia. Trata-se de um Astro afetivo que destaca a necessidade social e o senso de valores. A sua ação é sempre suave e harmoniosa. Sob o seu domínio estão as artes, a cultura, o bom gosto, o refinamento, o charme, a beleza, as posses, os parceiros, o canto, a dança, a música, o sentimentalismo, a ternura, a poesia, as cores... É o Astro do amor e da sensualidade, do prazer e da apreciação.

No corpo humano Vênus representa os rins, o tato, a virilha e os órgãos sexuais da fêmea. Atua também sobre os órgãos e funções comandados por Touro e Libra.

Vênus é o princípio feminino que representa o amor em todas as suas manifestações, começando pelo amor-sexo. Suas vibrações indicam sensibilidade, delicadeza, amabilidade, fidelidade, simpatia, bondade, alegria... Estimula as manifestações artísticas de todas as ordens.

Vênus influencia todas as coisas que dão prazer, satisfação e contentamento. É o Astro que procura sempre tornar o ambiente e as coisas mais harmônicas e agradáveis, inclusive os relacionamentos humanos.

Vênus é regente da sexta-feira, suas cores são a verde e a rosa, suas formas as harmoniosas, sua linhas as curvas, seus sabores os doces, seus aromas os adocicados e excitantes.

No reino animal domina sobre os animais belos e exóticos, dos quadrúpedes às aves. No reino mineral sobre o mármore, o jade verde, a safira e o cobre. No reino vegetal, de um modo geral, sobre tudo, mas, especificamente sobre a clorofila... a sua flor mágica é a rosa. No reino humano (astrológico) sobre Touro e Libra.

Atuando em Touro, Vênus é ar sobre terra; atuando em Libra é ar sobre ar.

A Segunda Casa

A segunda Casa é a morada de Touro. É a Casa dos bens materiais e dos valores. A sua posição é sucedente e fica de 30° a 60 dentro do Zodíaco – representa o meio da Primavera. É a Cassa dos assuntos financeiros, das fortunas, da independência ou sujeição econômica do Signo que a estiver ocupando. É através dela que se adquire capacidade para os ganhos, os lucros, e para se evitar as perdas, os prejuízos, tudo isso através do próprio esforço. Nela se descobre o se deve fazer para enriquecer ou evitar empobrecer.

COMPATIBILIDADES E INCOMPATIBILIDADES

Touro e Áries: são complementares. É a união de Vênus e Marte, com destaque para o sexo.

Touro e Touro: podem conviver harmonicamente sob a tutela de Vênus.

Touro e Gêmeos: se complementam no trabalho. No amor, só se Touro for a fêmea.

Touro e Câncer: são complementares e formam uma bela família.

Touro e Leão: são Signos fixos que podem manter-se juntos, se Touro for a fêmea.

Touro e Virgem: são terra e terra que podem manter um relacionamento de afinidade, mas com o risco de Touro se aborrecer.

Touro e Libra: têm o mesmo regente, mas um gosta da terra e o outro do ar... Mas a relação é possível.

Touro e Escorpião: são a relação Vênus/Marte onde o sexo é o mais importante – são opostos que se atraem.

Touro e Sagitário: ou combinam muito bem ou não combinam coisa alguma. O problema são os elementos terra e fogo.

Touro e Capricórnio: são Signos de terra e são afins. Uma união ideal.

Touro e Aquário: podem combinar na base da amizade.

Touro e Peixes: são complementares e a união é perfeita.

 

GÊMEOS

22 de novembro a 21 de dezembro

Gêmeos é um Signo mutável que marca o fim da Primavera. O seu elemento é o ar e o seu princípio é ativo. Na composição do corpo humano é a representação dos pulmões, da clavícula, dos braços, das mãos, do sistema nervoso, da traquéia, dos vasos capilares, da oxigenação do sangue, do tato e da respiração. Trata-se de um Signo versátil e pensador que marca a inteligência e a habilidade manual. Quando se manifesta sempre diz "eu penso". É agradável, curioso, adaptável, expressivo, perspicaz, literário, inventivo, inteligente, hábil, aplicado e eclético. É um Signo humano, duplo, científico, estéril, sonoro e vital, de polaridade masculino-positiva.

No seu lado negativo é inconstante, amoral, indiscreto, instável, charlatão, imitativo, ingrato, inafetivo...

Possui grande habilidade mental e manual e agilidade corporal. Estimula a memória e domina sobre a mente consciente e a razão, o inconsciente e a intuição. Está ligado a tudo o que se relaciona com a inteligência, seja no campo teórico ou prático.

Gêmeos é o Signo da Terceira Casa, cujo regente é Mercúrio.

PERFIL MASCULINO

 Os Geminianos são sempre muito inquietos e tudo neles está em constante movimento, da cabeça aos pés. São excelentes observadores, com dons de prestidigitador. A habilidade manual é uma das suas principais características. Inteligentes e hábeis, os Geminianos adoram irritar as outras pessoas, porque isso lhes dá um estranho prazer.

Os Geminianos custam a envelhecer na aparência. Na verdade são eternas crianças que crescem.

Seja porque tenham trabalhado muito ou porque tenham ficado muito tempo sem fazer coisa alguma, é comum que os Geminianos, em alguns momentos, sintam uma vontade irresistível de tirarem um cochilo de algumas horas.

Mais do que todos os demais Signos, os Geminianos precisam respirar, precisam de ar puro, e por isso devem aprender a controlar a sua vontade de, por exemplo, fumar demais. Têm enorme capacidade de recuperação e, talvez por isso, pareçam ter sempre uma saúde de ferro.

Os problemas de saúde surgem geralmente pelas vias respiratórias ou pelos membros superiores.

Sexualmente os Geminianos são completamente instáveis e nunca é possível esperar da parte deles um comportamento que esteja de acordo com os padrões convencionais estabelecidos, pois eles tanto gostam de experimentar de tudo como podem ficar um longo tempo sem fazer qualquer coisa nessa área.

É sempre aconselhável que pratiquem algum tipo de esporte que destaque a sua enorme capacidade e destreza, principalmente manual.

No plano alimentar é sempre bom que consumam muitos cereais e frutas com um pouco de acidez.

Os Geminianos em geral são oportunistas e procuram adaptar-se a todas as condições, desde que não se sintam presos. São especialistas em defender os próprios interesses e em deixar as pessoas desconcertadas. Detestam fazer planos, e, quando os faz, vivem refazendo-os, porque o importante é sempre o momento presente. Também mudam os seus conceitos de verdade conforme esteja o seu humor - o que foi considerado certo e lógico ontem, pode não ter qualquer significado hoje e voltar a ser lógico amanhã.

Todo Geminiano sente mesmo prazer em, de alguma forma, ferir as outras pessoas, mostrando-se sempre como se estivesse acima do bem e do mal. Mas, se sentir que pode se prejudicar por algum modo, se vale do bom humor para admitir que "talvez" pudesse estar errado. O Geminiano é o mais apto de todos os Signos para, de fato, acender uma vela para Deus e outra para o Diabo, porque, a exemplo do seu regente Mercúrio, ele segue a teoria de que deve ser bom com os bons e mau com os maus, desde que, é claro, isso seja vantajoso para ele.

A maneira ideal de se lidar com um Geminiano é sendo sempre mais inteligente do que ele e sabendo que ele não gosta de se sentir apenas mais um membro de seja lá o que for.

Também existe um paradoxo na vida do Geminiano - embora seja o Signo da inteligência, ele não gosta dos esforços intelectuais, talvez porque se considere inteligente demais para isso.

As profissões em que melhor se adapta são as que não dependam de longos períodos de concentração. É dotado para a escrita, o desenho, o humor, a música, e tem muito talento para ensinar.

Encontram-se no Signo dois tipos de Geminianos: um é mais artístico e com alguma dificuldade para aceitar a realidade; o outro é mais oportunista e desembaraçado.

Nos relacionamentos amorosos assume sempre o ar de "tanto faz como tanto fez", primeiro porque não gosta de aceitar poder estar apaixonado, e depois porque o seu interesse maior é em poder experimentar muitas variações conforme as oportunidades forem se apresentando, e também de falar a respeito do que já fez ou tem vontade de fazer - muitas vezes faz bem menos do que fala, mas isso pouco lhe importa.

Também não consegue ser ciumento nem possessivo. Aliás, alguns Geminianos gostam mesmo que suas companheiras tenham casos fora do relacionamento e que lhes contem tudo, porque isso lhes serve de estímulo e dá a sensação de serem eles os melhores, porque elas vão e voltam.

Geminianos são especialistas em mentir ou inventar verdades nas quais só eles acreditam, mas, de repente, quando alguém pergunta algo a respeito, podem, com habilidade convincente dizer: Você só pode estar imaginando coisas, porque eu jamais diria ou faria tal coisa!

Quem convive com Geminianos costuma dizer que eles são os sádicos mais carinhosos que existem no mundo.

PERFIL FEMININO

As Geminianas em geral são muito semelhantes aos Geminianos, principalmente em função do caráter andrógino que marca o Signo. Também adoram fazer piadas desconcertantes e deixar as pessoas completamente sem graça.

O seu estado de saúde depende muito do seu sistema nervoso e do seu equilíbrio psicológico. Se a Geminiana sente que está tudo bem, mostra-se risonha e volúvel, agitando-se de um lado para o outro. Mas, se sente que as coisas não vão bem, pode apresentar vários sintomas de difícil diagnóstico, que, em última análise, serão apenas uma espécie de álibi que usa para manifestar a sua insatisfação diante das críticas que fazem a seu respeito. Mas deve esmo vigiar as vias respiratórias e o sistema nervoso central, porque daí podem surgir problemas sérios.

A vida equilibrada é o melhor remédio, juntamente com as companhias, desde que elas não sejam "enfadonhas".

Um sério problema na vida dos Geminianos em geral (homens e mulheres) são as tendências maníaco-depressívas, que fazem com que eles passem de estados de pura euforia a estados de profunda depressão.

As Geminianas costumam ter alguns problemas de contato com as pessoas, em função da sua maneira de se comunicar. Mas é justamente na comunicação que elas mostram o seu maior encanto, pois conseguem parecer, ao mesmo tempo, maduras, inteligentes e infantis, e ainda assumindo o ar de que tudo, afinal, não passa de uma grande brincadeira e que ninguém deveria levá-las tão a sério.

Uma vantagem das Geminianas é que elas são bem capazes de assumir que foram as provocadoras de muitos problemas.

Geminianas são criaturas "amorais", que no fundo gostariam de ser imorais, e só respeitam as pessoas que demonstram mesmo uma poderosa autoridade, pessoas que se recusam a entrar no seu, pode-se dizer, "joguinho da vida".

As profissões que mais atraem as Geminianas são as mesmas que atraem os Geminianos, e elas se sentem realmente muito bem quando fazem algo em nome de outras pessoas, quando os seus próprios interesses não estão envolvidos.

Também existem dois tipos de Geminianas no Signo: uma é bastante tímida e, por isso, às vezes um pouco desajeitada, apesar de não deixar que isso transpareça; a outra, ao contrário, em tudo é bastante audaciosa.

Como não costuma se dar muito bem nos assuntos amorosos, toda Geminiana deve mesmo trabalhar.

As Geminianas até que gostariam de ter uma vida sentimental semelhante à de muitos mortais, mas isso se torna quase impossível, inclusive por causa do seu caráter vingativo, que as faz romper uma simples amizade por questão de pura teimosia.

Há também o fato de sempre acharem que uma palavra e um sorriso podem remediar tudo.

O ideal é que procurem um relacionamento que se estabeleça no nível intelectual, até porque os papos românticos e voltados para os assuntos sexuais não fazem mesmo a sua cabeça - no seu modo muito particular de pensar, o que é para ser feito não precisa ser dito.

As Geminianas amam à sua maneira, misturando encanto e brusquidão.

Costuma-se dizer que as Geminianas são encantadoras criaturas complicadas.

Seu Regente Mercúrio

Mercúrio é o regente de Gêmeos e Virgem, respectivamente 3ª e 6ª Casas.

Trata-se de um Astro neutro e bissexuado, amoral, convertível, nervoso e estéril. O seu elemento é a terra e a sua composição resulta da combinação dos princípios frio e úmido. Possui uma qualidade hermafrodita e absorve a polaridade e as características dos Astros que lhe enviam aspectos, além de se deixar influenciar pelo Signo que estiver ocupando. É dotado de enorme capacidade de raciocínio e se expressa de acordo com a sua necessidade intelectual.

Na composição do corpo humano Mercúrio representa os nervos, a circulação pulmonar, o sistema cérebro-espinhal, a distribuição do fluido vital, o hemisfério cerebral direito, as cordas vocais, os sentidos físicos e a respiração. É o Astro da inteligência e revela toda a capacidade intelectual disponível. Tem a mente fértil, curiosa, inventiva, ágil e eclética. Estão sob o seu domínio todas as coisas relacionadas com a palavra escrita e/ou falada. Possui notável aptidão, tanto artística como científica e comercia, e grande habilidade para lidar com o público. É inquieto, versátil e mutável. Gosta de cuidar de vários assuntos ao mesmo tempo, vive refazendo as suas inúmeras opiniões, e está sempre envolvido com uma multidão de idéias – Mercúrio sempre aceita as idéias novas e arrojadas do campo científico, porque sabe que tudo é possível de ser realizado.

Mercúrio é dono da quarta-feira, as suas cores são as mescladas, as suas formas são as finas, suas linhas são as pequenas, seus sabores são os ligeiramente ácidos e adstringentes, seus aromas os refrescantes.

No reino animal domina sobre todos os animais astutos e vivazes e as aves trepadoras e palradoras. No reino mineral sobre a esmeralda, a ágata, o topázio e o mercúrio. No reino vegetal sobre a aveleira, a salsa, a verbena, o junquilho e a lavanda. No reino humano (astrológico) sobre Gêmeos e Virgem.

Mercúrio atua de forma ativa sobre Gêmeos e passiva sobre Virgem. Sobre Gêmeos a sua ação é ar sobre ar; sobre Virgem é ar sobre terra.

A Terceira Casa

A terceira Casa é a morada de Gêmeos. É uma Casa de relacionamento, de companheirismo e de percepção. A sua posição é cadente e fica de 60° a 90° dentro do Zodíaco – representa o final da Primavera.

É a Casa que mostra o relacionamento com os vizinhos, parentes, irmãos, irmãs, crianças e jovens. É nela que se vê as pequenas viagens, as mudanças. Essa Casa mostra o ambiente em que se vive, a forma de se comunicar, de falar, de escrever, de se adaptar mentalmente ao aprendizado e às novas idéias. Essa Casa mostra a porção consciente e objetiva da mente. É a Casa da inteligência.

COMPATIBILIDADES E INCOMPATIBILIDADES

Gêmeos e Áries: são complementares, desde que a relação seja apenas amistosa.

Gêmeos e Touro: se complementam no trabalho. No amor só se Touro for a fêmea.

Gêmeos e Gêmeos: formam uma relação de "incesto" e logo se cansam.

Gêmeos e Câncer: entendem-se em relações de amizade – não pode haver responsabilidades.

Gêmeos e Leão: se complementam e se chocam. A rivalidade é inevitável. Um tenta se adaptar e outro tenta compreender.

Gêmeos e Virgem: formam uma relação de cumplicidade sob a tutela de Mercúrio.

Gêmeos e Libra: são afins. É a inteligência unindo-se à arte.

Gêmeos e Escorpião: formam uma relação de interesses mútuos.

Gêmeos e Sagitário: são opostos e complementares. Jogam o mesmo jogo, cada um com as suas regras.

Gêmeos e Capricórnio: são a união da juventude com a maturidade – ou se amam ou se odeiam.

Gêmeos e Aquário: formam uma relação que normalmente começa com amor e acaba com amizade.

Gêmeos e Peixes: são totalmente incompatíveis.

CÂNCER

22 de dezembro e 20 de janeiro

Câncer é um Signo cardeal que marca o início do Verão. O seu elemento é a água e o seu princípio é passivo. No corpo humano representa o peito, o estômago, o baço, o diafragma, a pleura, o pâncreas, o esôfago, o piloro, os seios, os processos químicos do organismo e a ação peristáltica do estômago.

É um Signo devoto e sentimental que marca as emoções. Quando se manifesta sempre diz "eu sinto". É tenaz, intuitivo, maternal, sensível, simpático, emocional, patriótico, tradicional, dotado de boa memória e prudente. É fecundo e mudo, impulsivo, de polaridade feminino-negativa.

Câncer em seu lado negativo é passivo, temeroso, crédulo, covarde, promíscuo, melindroso e obsessivo.

Câncer é apegado ao lar e à família e não gosta de estar longe dos que ama. Aprecia as viagens, desde que sejam curtas e rápidas. É cauteloso nos negócios, voltado para o hermetismo e a espiritualidade. É mentalmente mais emocional do que racional, mais intuitivo do que científico.

Câncer é o Signo da quarta Casa, cujo regente é a Lua.

PERFIL MASCULINO

Os Cancerianos costumam ser criaturas encantadoras, poéticas, delicadas, sensíveis e sonhadoras. A imaginação é um ponto fortíssimo na personalidade. Outro ponto de destaque é o quanto conseguem transmitir de segurança para as pessoas que desfrutam da sua companhia – que tem sempre um ar de intimidade. Qualquer pessoa consegue sentir-se bem ao lado de um Canceriano, talvez por causa do que chamam de "alma infantil" que todo Canceriano possui. Mais um ponto de destaque é a sua excelente memória. Os Cancerianos podem até não se aprofundar muito nos assuntos, mas demonstram sempre que têm interesse por muitas coisas e conseguem senti-las, às vezes até mais do que entendê-las, e isso tudo é demonstrado com inteligência, brilho e sutileza.

Os Cancerianos são sempre afetivos e, em geral, mantêm uma estreita ligação com a figura materna, o que faz com que, até inconscientemente, busquem sempre ambientes e companhias que possam lhe transmitir conforto e proteção.

Um dos pontos fracos dos Cancerianos é o estômago, mas a doença que pode mesmo afetá-los é a hipocondria – sofrem mais pelo receio de adoecer do que por estar mesmo com alguma doença. E se o estômago, às vezes, não funciona bem, os Cancerianos são capazes de resmungar e se acharem mesmo à beira da morte, por causa da sua imaginação.

Também neste Signo encontram-se dois tipos: um que sempre arranja pretextos para dormir; e outro que sempre arranja pretextos para não dormir.

Evitar os excessos é o que há de melhor para todos os Cancerianos, e isso vale para todos os campos onde possam ou tenham que atuar. Se conseguirem, tal como desejam, que todos os momentos sejam relaxantes e descontraídos, dificilmente apresentarão qualquer tipo de problema físico. Tudo na vida dos Cancerianos deve ser motivo de prazer. Aliás, é bom que eles procurem também os prazeres que podem ser encontrados na água, nos líquidos em geral, inclusive nos esportes aquáticos.

Profissionalmente, tudo o que tenha ligação com a imaginação é um campo riquíssimo, bem como as áreas que envolvam trato com o público, inclusive o infantil. Tudo o que pode representar conforto e beleza funcionará como um grande atrativo.

Um perigo que existe na vida dos Cancerianos é tomar o desejo, fruto da imaginação, como realidade. Quando isso acontece, imaginam que tudo está sempre pronto para acontecer e que vai acontecer em seguida, e aí, muitas vezes, podem meter os pés pelas mãos e começarem a fazer gastos por conta, até que descobrem que a realidade é diferente. E quando isso acontece, geralmente já é tarde para remediar, e então é preciso lançarem-se a novos projetos para poder compensar aquele que foi frustrado, e isso pode se transformar em um ciclo sem fim, ou quase... porque, além de tudo, os Cancerianos podem se considerar sujeitos de "sorte" ou de "boa estrela" – e a Lua o é – e acabar por saírem-se melhor do que podiam ter imaginado.

A vida familiar é muito importante para os Cancerianos, e por isso os seus relacionamentos sempre apresentam um aspecto materno-paternal, porque eles normalmente procuram ser um pouco "pai", que procura nas mulheres algo um pouco "mãe".

Seja lá de que forma for, os Cancerianos nunca se afastarão demais do local que escolheram para ser o seu porto seguro (o seu lar), principalmente quando sabem que, ao regressar, encontrarão um ambiente que lhes é totalmente familiar e femininamente aconchegante, apaixonado e sensual – de preferência com crianças presentes.

PERFIL FEMININO

Nas mulheres as características femininas do Signo acentuam-se ainda mais e elas assumem a condição de altamente passivas, com ar de pidonas, como quem quase implora por um pouco de carinho e proteção.

Convém notar que o humor das mulheres do Signo costuma acompanhar as mudanças das fases da Lua. Aliás, a Lua parece mesmo exercer todos os tipos de influência nas Cancerianas, alterando mesmo o seu comportamento em geral.

As Cancerianas devem ter mais cuidado com a saúde do que os Cancerianos, principalmente nas partes onde possa haver retenção de líquidos. Existe nelas a tendência a somatizar.

Os mesmo conselhos para o Perfil Masculino servem para o Perfil Feminino – ajuda psicológica também é importante nos momentos de muita angústia.

A maternidade é um excelente remédio para as Cancerianas, principalmente porque elas são muito ligadas às crianças. Elas, inclusive, sonham em ter sempre uma grande família, bastante numerosa, e quando não têm, em termos de filhos, gostarão de ter em termos de netos e até bisnetos, mesmo não aceitando muito bem a idéia de envelhecer – a velhice, sob qualquer forma, incomoda muito as Cancerianas, talvez porque seja um sinal de insegurança, e porque a felicidade, para elas, é sinônimo de saúde e segurança.

Como é muito sonhadora, a mulher do Signo tem dificuldade em separar os fantasmas da realidade. Quando são crianças, aliás, adoram brincar de ser outras pessoas. Quando mentem, geralmente é com o intuito de melhorar a verdade, e não para tirar daí algum proveito. As Cancerianas conseguem mentir por muito tempo, principalmente porque têm boa memória.

Normalmente é através da maternidade que elas conseguem abandonar muitos dos seus sonhos e tornam-se responsáveis.

Uma Canceriana angustiada é um perigo para qualquer orçamento doméstico, e o que mais a angustia é a idéia de ser afastada definitivamente do ambiente familiar ascendente.

As profissões onde possam manifestar o seu "espírito materno" são as ideais. As Cancerianas têm boa capacidade de adaptação e sabem interpretar com maestria o que lhes ensinam.

No amor procuram achar no homem um substituto para a figura paterna, mas, de preferência, alguém que tenha também as atenções de uma mãe, porque o que elas mais precisam é de proteção e carinho. Mas, como nem sempre isso é possível, muitas vezes acabam se envolvendo com pessoas extremamente dominadoras, com as quais estabelecem um relacionamento sadomasoquista. Entretanto, sempre sonharão com a chegada do "Príncipe Encantado", com quem poderão viver felizes para sempre.

As Cancerianas devem lutar para não serem tão dependentes emocionalmente, mesmo correndo o risco de perderem um pouco do seu charme, que vem justamente daí.

Um detalhe muitíssimo importante: embora as Cancerianas sejam eternas dependentes emocionais, possuem capacidade de ação em quantidade suficiente para realizar qualquer coisa que desejarem. Nelas, mais do que em qualquer outro Signo, é que se pode encontrar a autêntica força da mulher.

Seu Regente a Lua

A Lua é o regente de Câncer e da 4ª Casa. É feminina e magnética, prática, emocional e fecunda. O seu elemento é a água e a sua composição resulta da combinação dos princípios frio e úmido. Manifesta a necessidade de proteção familiar e as emoções. Está ligada à coletividade. Domina sobre a memória, dinamiza os sentidos interiores e estimula os estados mentais passivos, fazendo com que a imaginação se desenvolva. Está ligada aos sonhos e às fantasias.

Na composição do corpo humano representa o sistema nervoso-simpático, os vasos linfáticos, o canal alimentício, o esôfago e a função digestiva. Domina sobre o ciclo menstrual e a concepção. Atua também sobre todos os órgãos e funções relacionados com o Signo de Câncer.

As vibrações da Lua tornam a mente sensitiva e receptiva, excitam a imaginação, as sensações e as emoções, ditam uma natureza romântica, sentimental , afetiva e emotiva. Dá gosto pelas aventuras, desde que não sejam muito longe do lar e da família. As viagens curtas estão sob o seu domínio.

A Lua é regente da segunda-feira, as suas cores são a branca e a prateada, as suas formas são as redondas, as suas linhas as irregulares, os seus sabores os insípidos, os seus aromas os inodoros.

No reino animal domina sobre todos os animais domésticos e as aves domésticas e aquáticas. No reino mineral sobre a prata, os cristais, o berilo e as pérolas. No reino vegetal sobre o lírio, a açucena, o copo-de-leite e todos os frutos hidratados. No reino humano (astrológico) sobre Câncer.

A ação da Lua sobre Câncer é água sobre água.

A Quarta Casa

A quarta Casa é a morada da Lua. É uma Casa de conclusões e de segurança. A sua posição é angular e fica de 90° a 120° dentro do Zodíaco – representa o início do Verão.

Nessa Casa é que se faca sabendo sobre a infância e a velhice, sobre o começo e o fim da existência material. Essa Casa mostra a hereditariedade, as raízes, as heranças, a vida privada, o ser subjetivo, a base sobre a qual o caráter é construído, a ligação com a figura materna.

COMPATIBILIDADES E INCOMPATIBILIDADES

Câncer e Áries: só tem boas chances de dar certo se Áries for o macho da dupla. Estão mais para uma relação sadomasoquista.

Câncer e Touro: são complementares e formam uma bela família.

Câncer e Gêmeos: não pode haver responsabilidades. Entendem-se em relações de amizade.

Câncer e Câncer: uma união fadada ao fracasso total.

Câncer e Leão: são a Lua e o Sol, e a união será mais do que feliz se Câncer for a fêmea.

Câncer e Virgem: têm muitas coisas em comum, inclusive as queixas.

Câncer e Libra: muita emoção de um lado e muito sentimento do outro. E como o que é demais sempre atrapalha...

Câncer e Escorpião: uma relação sadomasoquista onde a cumplicidade impera, principalmente no lado psíquico.

Câncer e Sagitário: um relacionamento simplesmente imprevisível.

Câncer e Capricórnio: um relacionamento para se ter em um álbum de recordações – "Foi bom enquanto durou..."

Câncer e Aquário: quase o mesmo anterior, podendo-se acrescentar um pouco mais de divertimento.

Câncer e Peixes: são de tanta afinidade que podem não resistir – estão sempre fora da realidade total de um casal.

Leão

21 de janeiro a 19 de fevereiro

Leão é um Signo fixo que marca o meio do Verão. O seu elemento é o fogo e o seu princípio é ativo. No corpo humano representa o coração, os flancos, as artérias, a vesícula biliar, as veias cava, pulmonar e aorta, a região dorsal da espinha. Influi sobre o funcionamento do baço – órgão através do qual o Sol vitaliza o organismo. É um Signo magnético e criativo que marca o desejo, o querer. Quando se manifesta sempre diz "eu quero". É dramático, idealista, ambicioso, criativo, majestoso, generoso, romântico, autoconfiante, otimista, fiel, corajoso, digno, solidário. É um Signo animal, estéril e de grande vitalidade, de polaridade masculino-positiva.

No seu lado negativo é orgulhoso, vaidoso, despótico, inafetivo, pretensioso, cruel e tem enorme medo do ridículo. Leão é apaixonado e entusiasta, e tudo o que faz é com interesse e cuidado. É obstinado em suas atitudes, tanto nas positivas como nas negativas. Não gosta de recuar diante de obstáculos e perigos. Luta pela posse de riquezas e honrarias, sendo sempre o senhor daquilo que possui.

Leão é o Signo da quinta Casa, cujo regente é o Sol.

PERFIL MASCULINO

Os Leoninos são criaturas cheias de pompa, que caminham nas pontas dos pés e que gostam de ocupar as posições de destaque e de comandar.

Existem dois tipos básicos de Leoninos: um é esbelto e harmonioso; o outro é rústico. Ambos, porém, com o mesmo gosto pelo brilho e pelo comando. Enquanto um demonstra beleza o outro demonstra força.

Além da vista fraca, os Leoninos podem apresentar problemas de coluna e de coração, e com o passar do tempo podem vir a sofrer de insônia.

Como são sempre muito ativos, os Leoninos devem procurar um pouco de descanso quando sentem uma certa pressão na região do plexo solar.

Os Leoninos são, em geral, muito confiantes e julgam-se capazes das mais incríveis realizações, além de serem dotados de um narcisismo sem igual – no mínimo julgam-se os melhores em tudo.

No plano alimentar devem dar preferência a tudo o que possa estimular a circulação e evitar o que possa fazer aumentar a pressão arterial.

Como têm temperamento explosivo e colérico, devem praticar algum tipo de esporte relaxante.

Coragem, autoridade, preocupação com a honra e a reputação fazem parte da vida dos Leoninos, que são magnéticos e atraentes.

Geralmente inteligentes e ativos, os Leoninos tanto podem mostrar-se extremamente generosos quanto terrivelmente despóticos.

É muito difícil para os Leoninos admitirem que possa haver alguém que os possa superar em qualquer coisa – eles se consideram, simplesmente, o máximo.

Os Leoninos sentem que nasceram para brilhar, conquistar e comandar, nasceram para o êxito. Assim, em qualquer profissão que queiram exercer, se sentirão muito bem, desde que possam ser reconhecidos como os melhores daquela área. Mas, sem dúvida, procurarão sempre as que mais destaque puderem oferecer – de preferência "donos do mundo".

Sobre os Leoninos não há muito o que dizer, a não ser que, em todos os campos, todos mesmo, eles sempre vão querer ser os melhores, e quando isso não for possível eles vão se sentir imensamente frustrados.

Tal como o Sol que rege o seu Signo, o Leonino precisa sentir que é o centro das atenções e que as coisas só crescem à sua volta porque ele deseja que assim seja – as mulheres que convivem com Leoninos sabem bem o que isso quer dizer.

PERFIL FEMININO

As mulheres do Signo também agem de forma semelhante aos homens, com um detalhe extra: são mais capazes do que eles e gostam de brincar com o poder natural que possuem.

Elas gostam de bancar as rainhas e de serrem o centro das atenções. Gostam de ascender socialmente e, por isso, é normal que gravitem em torno de pessoas ricas e poderosas que pareçam estar subindo na vida. Sabe como ninguém, quando querem, se vestir e se arrumarem para a vida glamourosa.

Pertencendo a um Signo apaixonado elas podem ser extremamente possessivas e, como uma verdadeira leoa, pode ter garras mortais, mesmo que estejam apenas fazendo carícias.

Quem quiser conquistar uma Leonina deve sempre ter em mente que ela gosta de bajulação.

Uma mulher de Leão pode até aceitar o papel de suporte para a carreira de uma outra pessoa, fazendo, por exemplo, o papel de "musa inspiradora", mas sempre fará questão de lembrar que: se não fosse ela, aquela pessoa seria apenas mais um fracasso.

Também é interessante notar que as Leoninas têm um lado piedoso e que ficam mesmo sensibilizadas por pessoas em situações lamentáveis.

É certo que uma Leonina sempre vai querer estar no centro das atenções, porque ela sempre deseja ser a número um, e isso significa dizer que tanto pode ser em um grande círculo como apenas na vida de alguém. E é preciso que, de alguma forma, ela seja sempre tranqüilizada em relação a isso: ela precisa ter certeza íntima de que é realmente a única.

As pessoas do Signo de Leão, em geral, são adoráveis criaturas que gostam de se sentir deuses e deusas, com muitos adoradores.

SEU REGENTE O SOL

O Sol é o regente de Leão e da 5ª Casa. É um Astro elétrico, quente e seco, de polaridade masculino-positiva e o seu elemento é o fogo. É o pai de todos os Astros dentro do Sistema. É o Astro criador, que representa o ser interior, com o poder impulsivo e o impulso do poder. É o doador da vida e domina sobre tudo o que está relacionado com o poder, as honras, a glória, a soberania e as riquezas. É repleto de respeito e dignidade. É o senso de identidade e a capacidade de experiência. Sua ação é sempre fortificadora e vitalizante. Gosta de amparar os mais fracos , jamais comete ações indignas, age sempre com justiça e nunca persegue os inimigos.

Na composição do corpo humano representa o fluido vital, que é distribuído através do baço. Atua sobre a circulação do sangue, a oxigenação, o funcionamento do coração, dos olhos e da visão. Influencia os órgãos e funções do Signo de Leão.

O Sol é totalmente consciente da sua própria força e, por isso, nunca foge das responsabilidades. Procura sempre as tarefas e conquistas mais difíceis, principalmente as que lhe dêem as honras que aspira, e desde que possa agir com autoridade absoluta.

O Sol é o regente do domingo, as suas cores são a amarela e a laranja, as suas formas as helicóides, as suas linhas as curvas e belas, os seus aromas os doces, agradáveis e ativos, os seus sabores os adocicados.

No reino animal domina sobre todos os animais ferozes e de porte solene, seja entre os quadrúpedes ou as aves. No reino mineral sobre o ouro, o diamante, a crisólita e o carbúnculo. No reino vegetal sobre o loureiro, a oliveira, a romãzeira, o girassol e o heliotrópio. No reino humano (astrológico) sobre Leão.

A ação do Sol em Leão é fogo sobre fogo.

A Quinta Casa

A Casa é a morada de Leão. É uma casa sucedente que fica de 120° a 150° dentro do Zodíaco – representa o meio do Verão. É uma Casa de vida e de criatividade. Mostra os casos amorosos, as afeições, os filhos, os divertimentos, os jogos, as especulações... Essa Casa marca a atitude emocional e o amor que se dá, os empreendimentos, os esportes, a originalidade, os canais criativos, a capacidade dramática, literária e artística. É a Casa das publicações, da política, das questões sociais, da gravidez e da educação dos filhos.

COMPATIBILIDADES E INCOMPATIBILIDADES

Leão e Áries: a afinidade é certa – união de fogo com fogo.

Leão e Touro: se Touro for a fêmea, esses Signos fixos podem se manter.

Leão e Gêmeos: um tenta se adaptar, o outro tenta compreender. A rivalidade é inevitável. Se complementam e se chocam.

Leão e Câncer: se Câncer for a fêmea a união será mais feliz entre esses dois regidos por Lua e Sol.

Leão e Leão: uma união de risco total em todos os sentidos.

Leão e Virgem: unem-se bem, se Virgem for a fêmea e se for totalmente dedicada.

Leão e Libra: têm tudo somado por tudo para dar certo.

Leão e Escorpião: fazem tudo, inclusive discutir, com paixão.

Leão e Sagitário: uma cumplicidade perfeita com fogo ajudando fogo.

Leão e Capricórnio: podem se entender, mas nem sempre se compreendem.

Leão e Aquário: são opostos e a união pode surgir apenas no campo da amizade.

Leão e Peixes: uma relação difícil. Para dar certo é preciso que Peixes seja a fêmea e esteja totalmente à disposição de Leão.

Virgem

20 de fevereiro a 20 de março

Virgem é um Signo mutável, que marca o fim do Verão. O seu elemento é a terra e o seu princípio é passivo. No corpo humano representa o plexo solar, os músculos e nervos, o intestino grosso, o intestino delgado, o baço, o apêndice, o duodeno, o peristaltismo intestinal. É um Signo prático e analítico, que marca a saúde e as doenças. Quando se manifesta sempre diz "eu analiso". É diligente, estudioso, científico, metódico, discriminativo, asseado, exigente e busca a perfeição. É um Signo humano, estéril e de vitalidade média, de polaridade feminino-negativa.

No seu lado negativo é colérico, amoral, preguiçoso, instável mental e psiquicamente, falsificador, submisso e pervertido.

Virgem é um Signo de contrastes, pois apesar de ser dotado de muita inteligência, habita a Casa das doenças e pessoas subalternas.

Virgem procura sempre ser objetivo e direto em seus trabalhos e atingir as metas pelos caminhos mais curtos.

Em seu estado superior, vence facilmente as suas debilidades, mas em seu estado inferior e negativo, normalmente inclina-se para companhias inferiores e rebaixa-se.

Virgem é o Signo da sexta Casa, cujo regente é Mercúrio.

PERFIL MASCULINO

Existem dois tipos de Virginianos: um que é muito bonito; outro que é uma espécie de caricatura do primeiro.

Os Virginianos geralmente são muito preocupados com a saúde, por isso procuram sempre estar em ambientes limpos e higienizados, já que nutrem um certo receio de serem contaminados de alguma forma.

A região do corpo mais afetada nos Virginianos normalmente é a abdominal – os intestinos são os que mais sofrem.

Virginianos são habitualmente os melhores médicos que existem, porque saúde, higiene e limpeza são três palavras que fazem mesmo parte do seu vocabulário. E quando eles ficam doentes, é de fato da estrutura física que são afetados, e por essa razão é tão normal eles serem cuidadosas em relação ao que comem ou bebem. Mas, se realmente adoecem, são fáceis de serem tratados, porque seguem mesmo, escrupulosamente, os tratamentos que são prescritos, sejam eles de caráter alopático ou homeopático. Qualquer coisa que seja receitada para melhorar o estado geral de saúde, os Virginianos encaram como coisa muito séria e tratam-na como se fosse um ritual.

Um dos seus grandes problemas é a mania de agigantar os sintomas quando eles aparecem – muitos Virginianos deveriam mesmo evitar até a simples leitura de livros de medicina, por exemplo, porque alguns funcionam como verdadeiras "esponjas mentais", absorvendo sintomas de doença até através de simples informações.

A exemplo dos Geminianos, os Virginianos também têm tendências maníaco-depressívas – por causa do mesmo regente.

Um pouco de exercício pode fazer muito bem, principalmente as caminhadas.

Os Virginianos são metódicos, exatos, minuciosos, ordeiros, eficazes e eficientes. Gostam de ler e de adquirir conhecimento em várias áreas. São, ao mesmo tempo, cépticos e fanáticos, incrédulos e supersticiosos. Não gostam de ser interrompidos, mas se isso acontece sempre retomam o assunto do ponto em que pararam. São críticos e bons de argumentação, excelentes defensores do próprio raciocínio. Gostam de dar conselhos e costumam acertar em muitas previsões. Possuem bom senso, lógica e capacidade para ver além dos acontecimentos imediatos.

Se puderem ter tudo sob controle, são extremamente confiáveis.

Entre os muitos paradoxos da sua personalidade está o fato de poderem ser extremamente fiéis ou totalmente infiéis: eles podem ser pudicos e calados, ou impudicos, tagarelas e indiscretos.

Profissionalmente sentem-se bem em qualquer setor onde se exija concentração e capacidade de organização – em termos de competência, dificilmente alguém consegue superá-los: dez entre dez "funcionários padrão" tendem sempre a ser Virginianos. Eles costumam tratar as coisas dos patrões como se fossem assuntos seus, particulares.

Também no amor os paradoxos ficam claros, porque é entre Virginianos que se conta o maior número de celibatários – em razão principalmente do seu receio de ter sua privacidade invadida e de ter que dar explicações sobre assuntos que, na sua opinião, não dizem respeito a mais ninguém.

O fato mais marcante de todos é que os Virginianos nunca estão satisfeitos com coisa alguma.

Se um Virginiano casa, é certo que ele viverá ao lado da pessoa e não com a pessoa. Certamente cumprirá muito bem o seu papel de assegurar tudo o que for necessário para a companheira e para os filhos, mas não terá muitas intimidades e diálogos, o que poderá criar climas de frustrações, já que "coisas de casais", no seu modo de ver são mais obrigações do que qualquer outra coisa.

Quando um Virginiano não é fiel, dificilmente alguém se dá conta da sua infidelidade, em função da sua natureza secreta.

Viver com um Virginiano não é tarefa para qualquer mulher, com certeza.

PERFIL FEMININO

No Caso da mulher do Signo, como não podia deixar de ser, há também uma duplicidade: uma é tida como ajuizada; a outra é tida como "louca". Ambas, porém, a exemplo do homem do Signo, têm os intestinos como ponto fraco - devem sempre cuidar do aparelho digestivo em seu conjunto. Alguns problemas de saúde que podem se apresentar são tipo exclusivamente feminino, e só deixam de incomodar depois da menopausa. O sistema nervoso das Virginianas também não é lá muito forte e pode levá-las, algumas vezes, a estados depressivos, principalmente depois de fases de muita agitação - aqueles momentos em que elas se põem a fazer várias coisas ao mesmo tempo.

As Virginianas têm o hábito de se sobrecarregarem com tarefas várias, que incluem os afazeres profissionais e domésticos.

A aparência frágil das Virginianas costuma surpreender as pessoas, porque elas, geralmente, dão provas de muita coragem e disposição. O que elas precisam mesmo é descobrir um objetivo para a existência.

Intimamente as Virginianas sentem-se solteironas, mas não gostam de muito tempo de isolamento.

Muitas das Bruxas da Idade Média eram, com certeza, Virginianas, porque ninguém melhor do que elas sabe lidar com ervas medicinais e cuidar de pessoas adoentadas. Elas sempre têm uma receitinha infalível para os males físicos que afetam a humanidade, incluindo elas mesmas.

As Virginianas possuem os mesmos defeitos e as mesmas qualidades dos homens do Signo, mas como o Signo é feminino tudo nelas aparece de forma mais acentuada.

O importante para as Virginianas é sentirem-se indispensáveis e capazes de se valer dos próprios recursos. Como gostam mesmo de serem úteis devem evitar a solidão, porque quando estão sós perdem muito tempo criticando a si mesmas e às demais pessoas.

É importante para as Virginianas a sensação de tudo arrumado, ou de tudo sempre sendo arrumado - a sua maior dificuldade é arrumar a própria vida sentimental.

Profissionalmente as Virginianas são insuperáveis em qualquer atividade que envolva a prestação de serviços.

Elas são esposas e mães perfeitas, mas deixam a desejar como amantes dos próprios maridos.

De um modo geral as pessoas do Signo de Virgem são perfeitas em quase tudo - só não o são nos relacionamentos macho/fêmea: nessa área quem se relaciona com eles sempre terá alguma coisa a reclamar.

Seu Regente Mercúrio

A Sexta Casa

A sexta Casa é a morada de Virgem. É uma Casa de bens materiais, de saúde e de dever. A sua posição é cadente e fica de 150° a 180° dentro do Zodíaco - representa o final do Verão. Essa Casa marca as doenças e a saúde relativas ao Signo que a estiver ocupando. Nela também se vê os trabalhos e os instrumentos que são utilizados para a sua realização. Nessa Casa se encontram os servidores e subalternos, as pessoas de níveis inferiores, os animais domésticos, os dependentes... Através dessa Casa se trata do auto-ajustamento e da alimentação, dos hábitos rotineiros. A Casa trata de saúde e trabalho, de modo conjunto.

COMPATIBILIDADES E INCOMPATIBILIDADES

Virgem e Áries: união do precavido com o aventureiro. Podem combinar apenas em uma relação profissional

Virgem e Touro: podem manter uma relação de afinidade, mas com o risco de Touro se aborrecer.

Virgem e Gêmeos: uma relação de cumplicidade sob a tutela de Mercúrio.

Virgem e Câncer: muita coisa em comum – inclusive as queixas.

Virgem e Leão: se a fêmea for a Virgem e totalmente dedicada, pode haver a união.

Virgem e Virgem: pensam muito, literalmente, em coisas práticas. Podem se aborrecer com facilidade.

Virgem e Libra: um relacionamento de curta duração – "fogo de palha".

Virgem e Escorpião: um par complementar que se une em função da lucidez de ambos.

Virgem e Sagitário: combinam bem quando há diálogo.

Virgem e Capricórnio: semelhanças prejudiciais – o silêncio de ambos.

Virgem e Aquário: um relacionamento difícil de ser mantido ajuizadamente.

Virgem e Peixes: são opostos que se atraem e que se tornam estranhos com o passar do tempo.

Libra

21 de março a 20 de abril

Libra é um Signo cardeal que marca o início do Outono. O seu elemento é o ar e o seu princípio é ativo. No corpo humano representa os rins, as glândulas supra-renais, a bexiga, o sistema vaso-motor, o útero, os ovários, as glândulas seminais, o umbigo, a pele e a região sacro lombar. É um Signo harmônico e de equilíbrio, que marca os relacionamentos. Quando se manifesta sempre diz "eu harmonizo". É refinado, cooperativo, persuasivo, amistoso, imparcial, artístico, diplomata, sociável, equilibrado, afável, comunicativo, e dotado de poder mental. É um Signo humano, de fecundidade média, sonoro, vital, de polaridade masculino-positiva.

No seu lado negativo é vaidoso, apático, inconstante, indiferente, indeciso e ostensivo.

Libra é um Signo de complementação - procura o complemento afetivo, profissional e intelectual. Gosta de luxo e das coisas requintadas. Detesta o esforço físico, mas aprecia todo trabalho que dependa da inteligência, habilidade e bom gosto.

Libra é o Signo da sétima Casa, cujo regente é Vênus.

PERFIL MASCULINO

Os Librianos destacam-se pelo seu imenso poder de sedução.

Eles não costumam ter uma constituição muito robusta, e precisam ter cuidados especiais com os rins, para que todos os líquidos do corpo sejam bem filtrados.

Os Librianos vivem a vida toda em busca de relacionamentos, e embora eles tenham muita necessidade de companhia humana, em todos os níveis, não suportam ambientes onde as pessoas façam muito barulho – para eles o equilíbrio é sempre fundamental. Mas é interessante notar que, embora o Signo represente o equilíbrio, os Librianos não conseguem manter o "fiel da balança" no mesmo lugar por muito tempo. Na verdade eles são os mais propensos ao desequilíbrio, e por isso podem mostrar-se terrivelmente agressivos quando contrariados.

Para os Librianos vale mais uma vida solitária do que uma situação de conflito. Em um ambiente tenso eles podem sofrer crises de depressão.

Seguindo a filosofia "mens sana in corpore sano", os Librianos devem cuidar muito bem da saúde física para conseguir o equilíbrio, e para isso devem, principalmente, ingerir, mesmo a contragosto, pelo menos dois litros de água por dia, de preferência com algumas gotas de limão, para evitar qualquer possibilidade de intoxicação que pode levar a vários efeitos colaterais – o organismo deve ser sempre muito bem oxigenado. Devem evitar qualquer coisa que possa prejudicar o funcionamento dos rins e da bexiga.

Os Librianos fazem de tudo para não precisar magoar alguém, porque costumam se projetar nos outros – a maioria segue a citação "faça aos outros o que gostaria que os outros fizessem a você". São diplomatas perfeitos, conciliadores por excelência que sempre pesam os prós e contras antes de tomar uma decisão, com todo o cuidado para não cometerem injustiças. Mas, como têm mesmo dificuldades em tomar decisões, acabam por apegarem-se demasiadamente aos próprios juízos e, sentido-se forçados a mudar de opinião, podem mostrar um aspecto maníaco e tirânico.

No mais das vezes apresentam um aspecto cortês, fascinante, gentil e sentimental.

Profissionalmente os Librianos se saem bem em todas as áreas em que seja preciso diplomacia e sutileza. Também atua com maestria nos campos artísticos, mais como executantes do que como criadores. Como possuem o dom do equilíbrio, são "designers" perfeitos. Alguns se tornam excelentes Magistrados, pois têm a capacidade de perceberem o que há por detrás das aparências.

Os Librianos não conseguem resistir ao fascínio que exercem, por isso têm muita dificuldade em dizer "não". Eles são eternamente apaixonados, mas não se apaixonam pelas pessoas, se apaixonam, o mais das vezes, pela própria paixão. Eles amam pelo prazer de amar, e amam principalmente o que lhes pareço belo.

São criaturas sempre repletas de boas intenções, e às vezes têm a intenção de permanecerem com os vários casos de amor que conseguiram reunir de uma só vez., pois não pretendem magoar ninguém e muito menos a eles mesmos. Além do mais, os Librianos sempre acham que as pessoas jamais encontrarão alguém capaz de substitui-los.

Os Librianos não se casam com alguém, as pessoas é se casam com eles, e quando o casamento ocorre, quem casa com eles logo descobre que a "vida a dois" não será nenhum "mar-de-rosas", porque os Librianos serão exigentes em muitas coisas que signifiquem seu próprio prazer – de camisas super bem passadas à aparência de Branca de Neve sempre pronta para uma festa, de parte da sua companheira que resolveu se casar com ele... E talvez eles até consigam isso, se estiverem envolvidos com alguém de Virgem, ou mesmo de Libra.

Os Librianos gostam de mulheres do tipo " fêmea fatal".

PERFIL FEMININO

As Librianas encantam principalmente pelo jeito como se movem, pois conseguem fazer com que todas as partes do corpo dancem harmonicamente.

A exemplo dos himens do Signo, os rins são o ponto frágil e isso faz com que elas tenham uma aparência de fragilidade, muito embora sejam geralmente bastante resistentes.

Todos os exercícios leves, especialmente a dança, são recomendados.

Para manterem a saúde sempre em bom estado devem seguir os mesmo conselhos que são apresentados para os homens do Signo, lembrando sempre que, tudo o que pode afetar os rins e a bexiga deve ser evitado – os problemas costumam aparecer nos momentos de maior tensão.

É interessante notar que as Librianas são, embora não gostem de deixar transparecer, bastante egoístas – pode-se dizer que elas são sabiamente egoístas – e não se privam de coisa alguma por ninguém, nem mesmo pelos filhos. A sua necessidade de serem amadas não permite que elas sacrifiquem os seus caprichos.

Elas sabem exercer poder sobre os homens e costumam usar todo o fascínio que possuem para conseguir o que desejam – ter o objeto dos seus desejos aos seus pés é motivo de extrema satisfação.

Elas não suportam a idéia de serem tratadas como "mulher objeto".

Sabem receber como ninguém, mas são super seletivas e preferem as companhias que estejam, de alguma forma, em evidência.

Costumam mostrar interesse por quase tudo e dificilmente abrem a boca para dizerem tolices.

As Librianas são, em geral, belas e inteligentes, e isso faz com que alcancem o sucesso rapidamente em qualquer campo que queiram atuar.

Elas são mais seguras do que os homens em relação àquilo que querem, porque a natureza masculina do Signo dá a elas um poder maior para que se imponham. E se o assunto é "relações públicas", elas dão um show.

Sendo intimamente um pouco conformistas, sentem-se melhor no casamento do que os homens do Signo – acreditam na felicidade a dois. E são do tipo que, quando se apaixona, é paixão ao quadrado. Mas precisam sentir que são amadas. Se sentirem que estão fazendo apenas um papel decorativo, é certo que largarão tudo e partirão para uma nova conquista.

Elas também são bastante vingativas – bastando a oportunidade aparecer.

Se dependesse apenas do que elas idealizam, os casamentos seriam mesmo eternos.

São sempre melhores esposas do que mães.

Os filhos, que elas juram adorar, serão educados para serem companhias eternas.

As Librianas ou são burguesas conformistas ou são aventureiras – no geral são eternas apaixonadas.

Seu Regente Vênus

A Sétima Casa

A sétima Casa é a morada de Libra. É uma Casa de relacionamentos diretos e de cooperação. A sua posição é angular e fica de 180° a 210° dentro do Zodíaco – representa o início do Outono. Essa Casa marca todos os tipos de associação ligados ao Signo que nela estiver presente, desde a matrimonial até a comercial. É nela que se percebe e se conhece também os inimigos declarados, os processos e as questões legais. Nessa Casa se vê como se lida com o público em geral e como o público reage. É a Casa que indica o que falta em termos de traços de personalidade. Aqui se encontram as pessoas que falam em nome da pessoa. Nessa Casa se descobre a cooperação e a falta dela.

COMPATIBILIDADES E INCOMPATIBILIDADES

Libra e Áries: Libra quer dar e Áries quer receber... São opostos e complementares.

Libra e Touro: a relação é possível, mas um gosta de ar e o outro de terra.

Libra e Gêmeos: é a união da arte com a inteligência – são afins.

Libra e Câncer: têm muito sentimento de um lado e muita emoção do outro. E como o que é demais sempre atrapalha...

Libra e Leão: tudo somado por tudo para dar certo.

Libra e Virgem: relacionamento de "fogo de palha" – de curta duração.

Libra e Libra: dificuldades apenas em manter a fidelidade.

Libra e Escorpião: vivem em cumplicidade. Podem até sofrer, mas sem se separar.

Libra e Sagitário: o típico "casal burguês".

Libra e Capricórnio: um relacionamento imprevisível.

Libra e Aquário: são Signos afins, mas falta alguma coisinha para ser uma casal ideal – talvez Ascendentes compatíveis.

Libra e Peixes: podem passar um pelo outro sem nunca se entenderem, mesmo sendo dois Signos afetivos – existe um certo "mal-entendido".

Escorpião

21 de abril a 20 de maio

Escorpião é um Signo fixo que marca o meio do Outono. O seu elemento é a água e o seu princípio é passivo. No corpo humano representa os órgãos de reprodução, a próstata, a uretra, o ânus, o nariz e a matéria corante do sangue. Sua função vital está relacionada com a geração. É um Signo de desejo intenso que marca o renascimento. Quando se manifesta sempre diz "eu desejo". É motivado, penetrante, realizador, determinado, científico, investigador, explorador, passional, consciente, corajoso, intuitivo.

Escorpião é um Signo animal, violento, fecundo, científico e mudo, de polaridade feminino-negativa.

No seu lado negativo é cruel, inafetivo, colérico, vaidoso, rancoroso, temperamental, sarcástico...

Escorpião é um Signo de extremos: ama ou odeia; é puro ou depravado; é desprendido ou egoísta. Sob suas vibrações mais elevadas é magista, filósofo, cientista... Sob sua vibrações negativas é bruto e libertino. É extremamente paciente quando persegue um objetivo, e possui um impiedoso senso crítico e uma língua ferina. É dotado de grande capacidade intelectual.

Escorpião é o Signo da oitava Casa, cujo regente é Marte.

PERFIL MASCULINO

Os Escorpianos impressionam, principalmente pelo olhar – o olhar que se imagina que o diabo possa ter. O olhar dos Escorpianos atraem, impressionam, fascinam e amedrontam, tudo ao mesmo tempo – quando olham parecem não ter qualquer respeito ou consideração pelos pobres mortais.

Eles costumam não ter meio-termo: ou são muito bonitos ou muito feios.

As mulheres que se sentem fêmeas, costumam sentir uma forte atração pelos Escorpianos.

Eles dificilmente adoecem, e quando isso acontece não se sentem perturbados, pois sabem intuitivamente que possuem o poder da regeneração.

As parte mais sujeitas a afecções são as genitais, e é daí, dos órgãos e membros da sexualidade que eles costumam tirar a sua força.

Escorpianos devem tomar cuidados com a ânus, nariz e pênis.

Os Escorpianos costumam ser os seus piores inimigos, porque se julgam poderosos demais para se preocuparem com detalhes tais como doenças, e como são a representação do período de destruição da Natureza, precisam desenvolver um pouco de cautela.

Eles sentem necessidade de gastar energia, e sempre encontram um jeito de fazer isso, seja através do ato sexual, seja através das artes marciais, que tanto apreciam...

Todo Escorpiano deve evitar os excitantes e o que pode irritar as mucosas, mesmo adorando os pratos bastante temperados.

Felizmente, ou infelizmente, os problemas dos Escorpianos são mais de ordem psicológica do que física.

Desconsiderando totalmente o meio-termo, eles vivem na base do tudo ou nada. Costumam confiar quase que exclusivamente em seus próprios instintos, que geralmente são selvagens e perigosos.

Embora seja raro, há momentos em que os Escorpianos podem se transformar em criaturas angelicais.

Eles possuem muita inteligência e perspicácia e sabem encontrar o ponto fraco de qualquer sistema – se o cérebro pode ser chamado de "software", eles podem ser chamados de "hackers", pois são mesmo capazes de entrar em qualquer sistema e implantar aí o "vírus" que desejarem. Aliás, é por isso que entre os Escorpianos são encontrados tantos psicólogos, psiquiatras e psicanalistas.

Eles são conhecidos muito mais pelos seus atos do que pelos seus pensamentos, até porque é mesmo difícil, e às vezes até impossível conhecer a natureza dos seus desejos. Mas eles são especialistas em descobrir os desejos dos outros, e sentem que isso lhes dá mais poder.

Profissionalmente sentem-se bem em todas as áreas onde seja preciso descobrir segredos e refazer coisas e situações – aí se incluem as "ciências ocultas".

Para os Escorpianos costuma ser absolutamente correta a frase "Os fins justificam os meios".

Qualquer situação que represente um desafio, é um grande atrativo para os Escorpianos.

Eles julgam ter nas mãos o poder de vida e morte, e usam esse poder em todas as áreas, inclusive no amor.

Os relacionamentos dos Escorpianos são sempre considerados meio loucos e sádicos, porque são uma mistura de prazer e dor, de amor e ódio. Mas, sempre há um momento no vida dos Escorpianos em que eles decidem parar para se dedicar a uma mulher e constituir uma família "honrada e espiritualizada".

PERFIL FEMININO

As mulheres do Signo são encantadoramente diabólicas, e a voz, principalmente, que parece sair das entranhas, tem um poder de sedução quase irresistível.

Elas também podem sofrer de males ligados aos órgãos e membros da sexualidade – tanto podem ser frígidas como ninfomaníacas.

É aconselhável visitas periódicas ao médico ginecologista.

As Escorpianas são verdadeiras lobas quando se trata de defender os filhos que têm.

Elas devem sempre procurar a companhia de pessoas seguras e sensatas, porque elas podem ajudá-las a segurar os seus demônios interiores. Devem evitar as experiências ocultas que tenham caráter de violência, álcool, drogas, excitantes, enfim, tudo o que possa abrir brechas no seu sistema defensivo. É bom que elas estejam conscientes dos seus instintos agressivos, porque essa é a única maneira de poderem controlá-los.

Por pertencerem a um Signo que simboliza a autodestruição, as mulheres do Signo devem procurar todos os meios de dominar os seus instintos mais selvagens, porque, do contrário, viverão pensando em tragédias, especialmente no nível pessoal, pois tais instintos costumam afastar toda a noção de lógica.

Algumas experiências sexuais a que elas se deixam submeter podem resultar em desespero. Manter o equilíbrio e ouvir a voz da intuição é mais do que aconselhável a todas as Escorpianas.

As mulheres de Escorpião são tanto mais perigosas quanto mais branda e suave se torna a sua voz.

Elas gostam de seduzir e conquistar, mas têm muito mais necessidade de receber amor, e por isso podem tentar transformar cada conquista em mais um escravo À mercê dos seus desejos.

Geralmente muito inteligentes, conseguem intuitivamente captar as intenções que se escondem atrás das ações.

Profissionalmente se saem bem em qualquer área, porque qualquer uma é sempre um desafio e elas adoram desafios.

As Escorpianas gostam de ganhar dinheiro rápido e, de preferência em grandes quantidades, mas detestam ser exploradas – nesse caso são terrivelmente vingativas.

No amor elas têm algo de louva-a-deus, aquela coisa de querer devorar o macho. Mas, quem já se relacionou com uma Escorpiana sabe que dificilmente achará alguém que a supere.

O ideal é que as Escorpianas achem sem demora o homem dos seus sonhos e pesadelos, aquele santo que sabe travestir-se de demônio nas horas certas. Se isso acontece, elas serão a melhor companheira, em todos os sentidos, que um homem possa ter.

Escorpianos, de um modo geral, são um desafio para qualquer mortal.

Seu Regente Marte

A Oitava Casa

A oitava Casa é a morada de Escorpião. É uma Casa conclusiva e de regeneração. A sua posição é sucedente e fica de 210° a 240° dentro do Zodíaco – marca o meio do Outono. Essa Casa está ligada aos sonhos e às faculdades extrafísicas, à morte, à fortuna do cônjuge e dos associados, às questões vinculadas às pessoas mortas – heranças, testamentos – aos segredos, ao sexo, à regeneração espiritual (?) e física, ao relacionamento psicológico, à degeneração. Essa Casa mostra as questões ocultas, o sono, a pesquisa profunda. É a Casa das cirurgias e também está relacionada com assuntos de doença.

COMPATIBILIDADES E INCOMPATIBILIDADES

Escorpião e Áries: um relacionamento difícil, apesar do mesmo regente.

Escorpião e Touro: são opostos que se atraem. É a relação Marte/Vênus onde o sexo é o mais importante.

Escorpião e Gêmeos: uma relação de interesse mútuos.

Escorpião e Câncer: a cumplicidade impera nessa relação sadomasoquista, principalmente no lado psíquico.

Escorpião e Leão: fazem tudo, inclusive discutir, com paixão.

Escorpião e Virgem: um par complementar que se une em função da lucidez de ambos.

Escorpião e Libra: vivem em cumplicidade. Podem até sofrer, mas sem se separar.

Escorpião e Escorpião: é o que se pode chamar de "relações perigosas" – um inferno em clima de paixão.

Escorpião e Sagitário: juntos podem conseguir tudo. Um casal autêntico.

Escorpião e Capricórnio: uma relação dura, rica e profunda. Conhecem os pontos fracos um do outro. Agindo com inteligência, se amam; sem inteligência, se odeiam.

Escorpião e Aquário: formam um bom relacionamento para troca de idéias. União de inteligência com intuição.

Escorpião e Peixes: relação intensa e mística. Entendem-se por meias palavras.

Sagitário

21 de maio a 20 de junho

 Sagitário é um Signo mutável , que marca o final do Outono. O seu elemento é o fogo e o seu princípio é ativo. No corpo humano representa os quadris e as coxas, as nádegas, o fêmur, os nervos ciáticos e o aparelho locomotor. É religioso, honesto, filosófico, tolerante,, atlético, generoso, otimista, justo, eclético, altruísta, possui poder mental e sentido hierárquico. É um Signo duplo, fecundo, vital, de polaridade masculino-positiva.

No seu lado negativo Sagitário é prepotente, jactancioso, vaidoso, colérico e depravado.

Sagitário é um Signo de visualização e compreensão que marca a fé e a religiosidade. Quando se manifesta sempre diz "eu compreendo".

As influências de Sagitário estão relacionadas com a fé, a religiosidade, a ordem, a classificação e a lei.

Sagitário é o Signo da nona Casa, cujo regente é Júpiter.

 

PERFIL MASCULINO

Os Sagitarianos podem ser de dois tipos: um é humano e esbelto; o outro é animal e rude. Ambos, porém, dotados de muita inteligência.

O ponto fraco dos Sagitarianos é o fígado e, depois a vesícula biliar e o pâncreas. Mas, enquanto levarem uma vida saudável, dificilmente terão problemas.

O que mais irrita os Sagitarianos é ficarem parados num mesmo lugar, pois eles precisam de muita mobilidade, e é por isso que as coxas são também um ponto fraco – as coxas e os quadris.

Eles são geralmente gulosos e costumam gostar daquilo que o fígado detesta.

O sono é a melhor arma contra as doenças.

Seria bom que os Sagitarianos pudessem evitar todos os tipos de excesso.

Os Sagitarianos são aqueles de quem se diz que sempre colhem conforme o que plantam. E eles podem mesmo planejar um futuro e velhice tranqüilas, bastando levar uma vida, digamos, higienizada.

Como são esportistas natos, devem alimentar-se de acordo com tais necessidades.

Os Sagitarianos são viajantes aventureiros que estão sempre à procura do que pode haver de melhor em todos os lugares. Confiam na própria capacidade e acreditam serem pessoas de sorte. São bons conselheiros e acham que têm uma missão a cumprir. São defensores da lei e da ordem, mas também são rebeldes e anarquistas, por isso podem usar os meios legais como uma espada de dois gumes – sabem como ninguém que a mesma lei que prende também liberta.

De uma certa forma, os Sagitarianos têm dificuldade em cumprir as promessas que faz. Mas, como são sempre tão simpáticos e educados, as pessoas acabam relevando. Mas a verdade é que eles são esquecidos e egoístas, e não sacrificam o seu conforto de maneira alguma. Não gostam de ser criticados e levam algum tempo para admitir um erro ou equívoco. Enquanto estão defendendo uma idéia, não há coisa alguma que posa fazê-los mudar de opinião.

Até mesmo nos mais ateus, encontra-se sempre um toque de religiosidade, porque eles precisam acreditar em algo, da mesma forma que precisam de grandes causas e objetivos nobres para poderem viver intensamente.

Eles sentem prazer em dar prazer, desde que não sacrifiquem o próprio prazer.

Profissionalmente sentem-se à vontade nos assuntos com países estrangeiros, nas longas viagens, na magistratura, nos grandes negócios – em tudo o que esteja ligado a um nível superior de conhecimento, inclusive nos esportes profissionais, desde que eles possam estar no ponto mais alto da escala hierárquica.

Os Sagitarianos são, geralmente os melhores pais do mundo. Mas, na vida familiar agem de modo paradoxal, pois ao mesmo tempo em que querem uma vidinha superfamiliar, também querem uma vida super livre e independente.

Quando se apaixonam, pensam e respiram como se fossem a outra pessoa. Mas, se deixam de amar, passam a ignorar totalmente quem antes tinha sido o ideal da sua vida.

No mais da vezes, tudo depende do lado Centauro que estiver se manifestando: um lado, o animal, segue apenas os seus instintos; o outro, o humano, pode até colocar o dever acima de tudo e até mesmo sacrificar alguma coisa em nome do lar e da esposa e filhos.

PERFIL FEMININO

 As mulheres do Signo têm uma característica bem marcante: passar da mais acentuada euforia à mais profunda frustração, do riso à lágrima, da serenidade à cólera, doçura à brutalidade... tudo isso sem que se note um mínimo traço divisório.

As Sagitarianas não suportam a ociosidade. Ao contrário, chegam mesmo a sentir prazer no desgaste físico. Os pontos fracos são os mesmos dos homens dos homens do Signo, e muitas das manifestações têm fundo emocional.

Como têm tendência para engordar, precisam desenvolver o autocontrole, principalmente porque costumam compensar momentos de angústia com porções de delícias cheias de calorias. É terrível para quem gosta tanto de manter o corpo em forma, mas as emoções só aumentam o apetite.

É difícil controlar o seu humor variável – às vezes parecem completamente histéricas. Convém lembrar que o simbolismo do Signo é um Centauro disparando suas flechas certeiras, que também representam raios.

Será bom evitar todos os alimentos "pesados" e aprender que os olhos não devem nunca serem maiores do que a barriga. Alimentação controlada e horas regulares de sono podem ser suficientes para garantir o bem estar geral, principalmente se isso for acompanhado de um pouco de exercício.

As Sagitarianas têm caráter e personalidade fortes, e às vezes parecem até um pouco pedantes. Muitos acham que as Sagitarianas são convencidas e teimosas, especialmente porque elas demonstram sempre querer ter razão em tudo, e porque defendem os seus pontos de vista, as suas opiniões. Elas acredita, mesmo que "querer é poder", e, como querem muitas coisas, acreditam que podem muitas coisas, e geralmente podem mesmo. Mesmo assim, em alguns momentos, costumam ser severíssimas com todos, inclusive com elas mesmas – esses momentos são desprezíveis e selvagens.

Profissionalmente estão aptas a fazer tudo o que qualquer homem pode fazer, especialmente no nível intelectual, e que não se duvide da sua capacidade. Na sua vontade de se superar e adquirir conhecimentos, bem como de desenvolver as suas aptidões profissionais, elas são capazes até de sacrificarem a vida privada.

No amor costumam encontrar algumas dificuldades, porque vivem tentando conciliar tudo – amor, carreira e vida familiar. Por pertencerem a um Signo masculino, amam como uma amazona e são consideradas mulheres fálicas. Por serem fortes e decididas, atraem pessoas fracas e dependentes, a quem procuram ajudar por todos os meios disponíveis, esperando salvá-los ou modificá-los – um dia aprenderão que os fracos nunca se levantam, e passarão a cuidar da própria vida.

Elas devem procurar homens inteligentes e independentes. Nesse caso pode haver ajuda mútua em muitos campos, inclusive o profissional – desde que a profissão de ambos não seja a mesma.

As mulheres de Sagitário gostam de sentir-se responsáveis pelo desenvolvimento dos homens. Mas elas também são capazes de se tornar excelentes esposas, mães, donas de casa... Podem, através de um certo conformismo, dedicar a vida a ajudar o homem escolhido a vencer na vida.

As pessoas de Sagitário, em geral, são maravilhosas companhias que não podemos prender ao nosso lado.

Seu Regente Júpiter

 Júpiter é o regente de Sagitário e Peixes, respectivamente 9ª e 12ª Casas. É um Astro elétrico, masculino, vitalizante e fecundo. O seu elemento é o fogo e a sua composição resulta da combinação dos princípios quente e seco. É um Astro expansivo e protetor.

Júpiter é o criador dos códigos e leis. É sob sua influência que nasce a fé. Ele se manifesta como a autoridade maior e com o conhecimento mais elevado e avançado. Embora não seja excepcionalmente criativo, é dotado de enorme capacidade para realizar, administrar e aperfeiçoar o que os outros criam. É generoso, nobre, sincero, digno , organizado, otimista, jovial... Seu raciocínio é lógico, profundo e brilhante. Na composição do corpo humano representa o fígado e as glândulas supra-renais. Atua sobre as gorduras e a circulação arterial. Também influencia os órgãos e funções de Sagitário e Peixes. Normalmente é o Astro que garante a riqueza, prestígio e felicidade.

Júpiter é o dono da quinta-feira, as suas cores são a azul, a violeta e a púrpura, sua formas são as curvas e nobres, as suas linhas são as ovaidais e bem definidas, os seus sabores são os doces, os seus aromas são os agradáveis e repousantes.

No reino animal domina sobre todos os animais de porte nobre, seja entre os quadrúpedes ou entre as aves. No reino mineral sobre o estanho, a turquesa e a safira. No reino vegetal sobre a malva, a mirra, o álamo, o jasmim e os aloés.

Júpiter age ativamente sobre Sagitário e passivamente sobre Peixes. Sobre Sagitário a sua ação é fogo sobre fogo; sobre Peixes é fogo sobre água.

A Nona Casa

A nona Casa é a morada de Sagitário. É uma Casa de vida e aspiração. Sua posição é cadente e fica de 240° a 270° dentro do Zodíaco – representa o final do Outono. Nessa Cassa se vê a mente superior, o superconsciente, religião, lei, ideais, educação superior, filosofia, psicologia, estudo mental profundo, sonhos e visões. É a Casa do conhecimento superior. Nela também se vê as longas viagens e o trato com o estrangeiro, a intuição, ética e opinião pública em geral. A nona Casa mostra as lições que se aprende com a vida.

COMPATIBILIDADES E INCOMPATIBILIDADES

Sagitário e Áries: se a rivalidade for superada a relação pode acontecer.

Sagitário e Touro: ou combinam totalmente ou não combinam de modo algum.

Sagitário e Gêmeos: jogam o mesmo jogo, cada um com as suas regras.

Sagitário e Câncer: relacionamento simplesmente imprevisível.

Sagitário e Leão: cumplicidade perfeita.

Sagitário e Virgem: combinam bem se houver diálogo.

Sagitário e Libra: o típico "casal burguês".

Sagitário e Escorpião: um casal autêntico que pode conseguir tudo.

Sagitário e Sagitário: são os seus próprios inimigos em um relacionamento – só mesmo com muito diálogo para resolver.

Sagitário e Capricórnio: há dificuldade de acertar o passo – os ritmos são completamente diferentes.

Sagitário e Aquário: o excesso de independência de ambos determinam mais felicidade na amizade do que no amor.

Sagitário e Peixes: compreendem-se e se amam.

Capricórnio

21 de junho a 21 de julho

 Capricórnio é um Signo cardeal que marca o início do Inverno. O seu elemento é a terra e o seu princípio é passivo. No corpo humano representa o esqueleto, os joelhos, as cartilagens, as unhas, os cabelos. É um Signo de ambição e de uso que marca a realização material, social e profissional. Quando se manifesta sempre diz "eu uso". É cauteloso, responsável, escrupuloso, convencional, profissional, tradicional, sério, econômico, reservado, ambicioso, prudente, modesto. É um Signo animal, violento, de fecundidade e vitalidade moderadas, de polaridade feminino-negativa.

No seu lado negativo é frio, cruel, usurário, apático, teimoso, inafetivo.

As vibrações de Capricórnio inclinam para os altos estudos metafísicos e transcendentais, para a política, para a religião.

Capricórnio cuida das coisas públicas com as quais se relaciona.

Capricórnio é o Signo da décima Casa, cujo regente é Saturno.

PERFIL MASCULINO

Os Capricornianos em geral são tímidos e não se sentem satisfeitos com a aparência que têm. Por serem regidos por Saturno, que é o Astro considerado o pai do tempo, os Capricornianos melhoram com o passar dos anos, tendo a resistência aumentada, embora o esqueleto possa sofrer algumas deformações. A maioria dos sintomas que sentem estão geralmente concentrados nos intestinos e são resultado de algum tipo de intoxicação. Devem vigiar, principalmente, a circulação sangüínea e os pontos de articulação, onde se manifesta o líquido sinovial. Os joelhos são considerados os pontos mais frágeis.

Os Capricornianos parecem dotados da capacidade de enganar a morte, pois quanto mais vivem mais aprendem a lidar com as próprias forças e a desenvolver resistência. Eles preferem fugir dos médicos, porque recusam ma idéia de estarem doentes – eles não se dão o direito de adoecerem.

O cálcio é importantíssimo para os Capricornianos, e eles devem evitar os alimentos que podem atrasar o funcionamento intestinal, como as saladas cruas, por exemplo. Devem beber muita água e consumir alimentos de fácil digestão e eliminação.

Os Capricornianos têm sempre um certo ar de frustração e nunca estão satisfeitos com o que recebem, em qualquer campo, em qualquer setor – eles sempre acham que precisam de mais.

Eles também sentem necessidade de adquirir algum tipo de poder sobre os outros, para poderem se sentir menos dependentes, e por isso se tornam ambiciosos e oportunistas. São muito agarrados a tudo de material que conseguem conquistar, pois acham aí segurança.

O seu maior aliado, e ao mesmo tempo maior inimigo é o orgulho.

Eles se saem bem em todos os trabalhos que exijam paciência e tenacidade. Têm uma inteligência analítica que funciona muito bem nos campos de pesquisa, principalmente as relacionadas com o passado.

Para eles é importante que os assuntos tenham o caráter de coisa concreta. Se saem bem melhor quando trabalham sozinhos, porque só confiam neles mesmos e porque não gostam de fazer coisa alguma sob vigilância e com prazos determinados.

Capricornianos rejuvenescem com o tempo.

A política faz bem, pois eles podem exercer o poder, satisfazer a necessidade de dominar, estar em ação, assumir responsabilidades e serem úteis.

No amor são sempre desconfiados, porque têm medo de sofrer, de serem abandonados. Eles custam a decidir por alguém. Porque quando o fazem querem que seja para sempre.

Demonstrar sentimentos também não é fácil – preferem que a outra pessoas descubra por si mesma que está sendo amada.

Se por um lado os Capricornianos não são dados a demonstrações de afeto e amor, por outro eles têm necessidade de contato carnal. Mas, de qualquer modo, tudo o que fazem é com uma certa dose de pudor, salvo se tiverem um ascendente bem despudorado.

PERFIL FEMININO

As mulheres do Signo se saem um pouco melhor na vida do que os homens, até porque o Signo é feminino e isso ajuda, mas ainda assim levam um bom tempo para se livrarem de muitos complexos - um deles é não aceitarem que podem ser extremamente belas e, por isso mesmo, sedutoras. A verdadeira confiança em si mesmas só costuma surgir depois dos quarenta anos, quando então parecem mais jovens e mais desenvoltas.

Quando as Capricornianas procuram um médico, o que mais elas querem é que o médico apenas levante o seu moral, principalmente porque são muito desconfiadas e, se o médico diz que sofrem de algum mal, sempre acharão que o mal é muito maior do que está sendo revelado.

A solidão é o melhor remédio para todos os seus males, e a alimentação é a mesma indicada para os homens do Signo, com muito cálcio, principalmente. No mais, devem fazer algum, tipo de exercício, ainda que seja apenas uma caminhada que possa distraí-las.

As Capricornianas são confiáveis, sólidas e estáveis – pode-se mesmo contar com elas. E como elas precisam se sentir amadas, fazem de tudo para tornarem-se indispensáveis. Elas precisam apenas aprender a relaxar um pouco e não levar as coisas tão a sério. São extremamente observadoras e anotam todas as pequenas falhas.

Ainda bem que as mulheres de Capricórnio têm um humor relativamente flexível e podem se sentir à vontade entre pessoas que considerem simples e verdadeiras.

Profissionalmente elas se saem muito bem em qualquer área que envolva prestação de serviço, ajuda aos outros de um modo geral.

Elas até gostam do contato humano, mas sentem-se melhor quando trabalham sozinhas, seja vigiando o próprio trabalho ou vigiando o trabalho dos outros – funcionam melhor controlando do sendo controladas. Quando se sentem vigiadas, por serem tímidas, receiam tomar iniciativas.

Quando elas conseguem tornar-se menos sensíveis à opinião dos outros, conquistam uma certa liberdade e agem muito melhor.

No amor sempre demonstram receio de serem abandonadas, por isso relutam em entregar-se totalmente, o que, no fundo, é sempre o que mais desejam fazer, e, quando fazem, são totalmente fêmeas com disposição de agradar o parceiro em todos os sentidos, bastando que ele transmita o que elas mais desejam – sensação de segurança.

As Capricornianas são, verdadeiramente, apaixonadas que se controlam.

As Capricornianas são capazes de governar o mundo, e sempre governam alguma coisa. Elas gravitam em torno do poder e das pessoas poderosas, e gostam de receber presentes de poder – coisas que tenham valor material e liquidez.

O casamento com uma Capricorniana será sempre uma experiência inesquecível. Delas é que muitos podem dizer: De onde menos se espera é que as coisas saem.

A felicidade completa costuma chegar depois dos quarenta anos.

Seu Regente Saturno

Saturno é o regente de Capricórnio e Aquário, respectivamente 10ª e 11ª Casas. É um Astro elétrico, masculino, positivo, coesivo e estéril. O seu elemento é a terra e a sua composição é resultante da combinação dos princípios frio e seco.

Saturno é o Mestre que procura garantir a segurança. É o Senhor do tempo. Suas vibrações desgastam e desvitalizam; sua força represa e limita, provocando melancolia, solidão, ausência de movimento, sons e cores. Ele também é conhecido como o Senhor da Razão, porque é calmo, reflexivo, paciente, modesto, constante. A sua inteligência pode até não ser das mais brilhantes, mas é profunda e poderosa.

Saturno prefere conseguir todas coisas de forma lenta, mas absolutamente segura. É sério, sisudo, mas é altamente capaz de realizar as mais duras tarefas com uma paciência invejável. Ninguém, melhor do que ele, conhece o valor do tempo, da paciência e da constância para se conseguir o que é seguro e duradouro.

Na composição do corpo humano representa o esqueleto, os dentes, as articulações. Atua sobre todos os órgãos e funções de Capricórnio e Aquário.

Saturno é o regente do sábado, as suas cores são a negra e a cinza, as suas formas as desgraciosas e angulosas, as suas linhas as retas e quebradas, os seus sabores os acres e amargos, os seus aromas os fétidos ou desagradáveis.

No reino animal domina sobre os animais noturnos e solitários e as aves necrófagas e noturnas. No reino mineral sobre o chumbo, o ônix negro e todas pedras escuras e opacas. No reino vegetal sobre todas as plantas espinhosas e venenosas, e a sua flor mágica é o lírio. No reino humano (astrológico) atua sobre Capricórnio e Aquário.

Em Capricórnio a ação de Saturno é passiva; em Aquário é ativa.

Em Capricórnio a ação é terra sobre terra; em Aquário é terra sobre ar.

A Décima Casa

A décima Casa é a morada de Capricórnio. É uma Casa de bens materiais e honra. Sua posição é angular e fica de 270° a 300° dentro do Zodíaco – representa o início do Inverno. Essa Casa é também conhecida como Meio-do-Céu. É nela que se vê a realização material, social e profissional relativa ao Signo que a estiver ocupando. Ela mostra o resultado dos esforços, as honras, o crédito, o respeito público e o poder pessoal. Nessa Casa se encontra a avaliação que se faz das próprias realizações e as influências que se exerce sobre os outros.

COMPATIBILIDADES E INCOMPATIBILIDADES

Capricórnio e Áries: as concessões são necessárias – se complementam, mas com ritmos bem diferentes entre.

Capricórnio e Touro: são Signos afins – uma união ideal.

Capricórnio e Gêmeos: união da maturidade com a juventude – ou se amam ou se odeiam.

Capricórnio e Câncer: um relacionamento para se ter em um álbum de recordações - "Foi bom enquanto durou..."

Capricórnio e Leão: podem se entender, mas nem sempre se compreendem.

Capricórnio e Virgem: têm semelhanças prejudiciais – o silêncio de ambos.

Capricórnio e Libra: um relacionamento imprevisível.

Capricórnio e Escorpião: uma relação dura, rica e profunda. Os dois conhecem os pontos fracos um do outro. Agindo com inteligência, se amam; sem inteligência, se odeiam.

Capricórnio e Sagitário: há diferença e dificuldade de se acertar o passo – os ritmos são bastante diferentes.

Capricórnio e Capricórnio: dificuldade nos relacionamentos de amor.

Capricórnio e Aquário: são bem relacionados na amizade – no amor deixam muito a desejar.

Capricórnio e Peixes: entendem-se bem.

Aquário

22 de julho a 22 de agosto

Aquário é um Signo fixo que marca o meio do Inverno. O seu elemento é o ar e o seu princípio é ativo. No corpo humano representa as pernas, abaixo dos joelhos, os tornozelos, o líquido sinovial, a circulação do sangue. É um Signo de imaginação e sabedoria que marca as amizades e o que se recebe. Quando se manifesta sempre diz "eu sei". É independente, inventivo, tolerante, individualista, progressista, científico, lógico, intelectual, original, inspirado, intuitivo, concentrado. É um Signo humano, semifecundo, sonoro e vital, de polaridade masculino-negativa.

No seu lado negativo é pervertido moral, destrutivo, radical, rebelde, temperamental.

Aquário é o Signo da fraternidade, avesso a qualquer forma de segregação ou distinção social, racial ou econômica. É inteligente e hábil. Não gosta de prender-se a laços e compromissos, e dificilmente deixa de fazer exatamente aquilo que deseja. É avesso a brigas e discussões. As suas vibrações inclinam para os estudos herméticos, e as suas atitudes são sempre avançadas e inovadoras.

Aquário é o Signo da décima primeira Casa, cujo regente é Saturno.

PERFIL MASCULINO

Os Aquarianos seduzem pela inteligência, pelo humor e pela doçura do olhar.

São criaturas que se cansam com facilidade e, por isso, devem evitar trabalhar demais.

Bastante emotivos, empalidecem sob o efeito da cólera ou da surpresa.

A circulação sangüínea pode representar alguns problemas, os vasos são frágeis e o sangue não é muito rico, estabelecendo predisposição para a anemia.

Os tornozelos e as pernas devem ser vigiados, e a visão, no mais das vezes, não é perfeita.

Uma característica bem marcante nos Aquarianos é a distração. Eles são, em geral, calmos , tranqüilos e pacatos, mas como pertencem a um Signo paradoxal, de vez em quando explodem em bruscos acessos de cólera que chegam a espantar e surpreender a todos, inclusive a eles mesmos.

O sono é um excelente remédio para os Aquarianos, pois ele constitui uma das principais fontes do seu equilíbrio.

Os Aquarianos costumam desligar-se do mundo quando estão envolvidos com algo que julgam interessante e necessário.

A alimentação dos Aquarianos deve ser rica em fósforo, magnésio, ferro e vitaminas. As frutas e os pratos descomplicados, que permitem variar, devem ser os preferidos.

Eles preferem viver na base dos lanchinhos rápidos.

É bom que pratiquem algum tipo de esporte que exija destreza e reflexão.

Definir um tipo Aquariano é uma tarefa bastante complicada e complexa – apenas para se ter uma pequena idéia, é do tipo que acredita na Democracia Ditatorial.

Os Aquarianos gostam de experimentar tudo, principalmente o que os outros ainda não descobriram.

Eles são independentes, originais e cerebrais, mas embora ajam movidos pela inteligência, reagem sempre por meio dos sentimentos e da afetividade.

Os Aquarianos são tidos como surpreendentemente ingênuos e crédulos, sem uma gota de malícia, e por isso eles conseguem desconsiderar as injúrias ao saber das razões que motivaram seus adversários.

Eles são tímidos e levam um certo tempo para se sentirem à vontade. Lutam contra o conformismo e os conceitos retrógrados e ultrapassados. São mais voltados para o futuro do que para o presente. Podem ganhar muito dinheiro, até porque dão mais importância aos ideais do que aos lucros que podem obter. Gostam do contato humano, mesmo quando conseguem se isolar no meio da multidão.

É difícil saber exatamente quais são as suas verdadeiras intenções.

Profissionalmente sentem-se muito bem nos assuntos relacionados a tarefas manuais, astúcia e destreza. E onde for preciso mudar, aperfeiçoar, inovar... eles são imbatíveis.

São revolucionários por excelência e altamente inventivos. São perfeitos em todas as áreas técnicas e científicas.

As suas idéias são sempre avançadas e, por isso, às vezes demoram um pouco para serem aceitas e postas em prática.

Eles costumam ser os mais inventivos de todos os Signos – são, como muitos os definem, loucamente geniais.

Também no amor eles são paradoxais, porque ao mesmo tempo que querem muito estar com alguém, não querem se comprometer. Preferem sempre a união descompromissada à convencional.

Até o momento de encontrar a pessoa certa, registrarão, sem dúvida, muitas separações.

O ideal é que o relacionamento seja com alguém tão independente quanto eles, onde não haja muitas obrigações.

Quando eles amam, é de verdade que amam.

PERFIL FEMININO

As Aquarianas parecem ingênuas, mas apenas parecem, e muitas vezes podem ser vistas murmurando coisas, como se estivessem falando com elas mesmas. O Olhar tem algo de melancólico, que chama a atenção. São muitas vezes consideradas "maluquinhas excêntricas" e inconformistas. Precisam de calma e devem evitar as emoções violentas, que só aumentam o estado normal de excitação. Devem poupar energias e dormir bastante. São magnéticas e intuitivas, curiosas a respeito de tudo, inquietas e, como se costuma dizer, às vezes "parecem ter o diabinho no corpo". Desejam sempre a liberdade e olham para tudo e para todos sempre com um ar de superioridade que pode até espantar, mas isso sem perder o seu encanto natural, que é uma espécie de "timidez estudada".
Constipações, alergias, problemas respiratórios, varizes, anemia, hipertensão... são males comuns. Como o estado geral de saúde depende muito do equilíbrio do seu estado psíquico-emocional, é difícil conseguir diagnosticar com precisão as suas doenças. Devem ter cuidados com os músculos e as vértebras, os dentes e as gengivas. A alimentação recomendada é a vitaminada e leve, principalmente rica em cálcio.
As Aquarianas guiam-se quase que exclusivamente pelos sentimentos, e são mulheres de muitas faces, pois podem ser ao mesmo tempo crédulas, inteligentes, infantis, caprichosas, obstinadas, generosas, agressivas, gentis, mesquinhas... Elas misturam perfeitamente bem a ordem e a anarquia, em todos os níveis que se possa imaginar. Além do mais, costumam agir de modo diferente do que pensam. Mas tudo isso só é confuso para quem convive com elas, porque para elas isso é absolutamente normal. De uma certa forma, para as Aquarianas o céu e o inferno são sinônimos e fazem parte do todo que lhes interessa conhecer.
Normalmente elas são espetaculares sedutoras, e são livres para fazer da vida e na vida o que quiserem, sempre reclamando e defendendo os seus direitos perante qualquer pessoa ou classe.
Sejam coisas, situações, pessoas, o mundo, o infinito se for... se elas acharem que há nisso alguma desorganização, pode-se ter certeza de que elas tentarão organizar... e geralmente conseguem, quando lhes é permitido.
Profissionalmente têm as mesmas preferências que têm os homens do Signo.
No amor são do tipo de que sonha com aqueles lindos e maravilhosos Príncipes Encantados, com quem poderão viver amores fantásticos. Mas não admitem que os Príncipes venham um dia a cair do trono, e, se isso acontece, os pobres ex-Príncipes nunca serão totalmente perdoados. Gostam de amores misteriosos, daqueles em que é preciso uma certa habilidade criativa para se chegar lá.
Costumam ser mais incoerentes do que os homens do Signo, e nunca se saberá exatamente o que elas podem estar querendo. Elas também são bem mais falantes.
Mulheres de Aquário são capazes de tudo e ainda um pouco mais pelo homem que amam, inclusive de perdoar atos e falhas que outras pessoas jamais perdoariam. São capazes de sustentar relacionamentos que, como se diz "até Deus duvida".
Podem ser moralizantes até um certo ponto da vida. Mas, em geral, a partir de um certo momento, podem tornar-se as mais escrachadas das criaturas, tudo em nome do prazer total. São do tipo que gosta de experimentar tudo e ficar com o que realmente der prazer.

 

Seu Regente Saturno

A Décima Primeira Casa

A décima primeira Casa é a morada de Aquário. É uma Casa de relacionamentos de grupo, de relacionamentos não emocionais e de consciência social. Sua posição é sucedente e fica estabelecida de 300° a 330° dentro do Zodíaco – representa o meio do Inverno. Essa Casa mostra as amizades, os companheiros, os protetores, os conselheiros, as esperanças, desejos, ideais, alegrias e decepções. Indica o que mais o se deseja na vida, os seus objetivos, o amor que recebe e o dinheiro obtido por meio da profissão. Mostra também as situações sobre as quais se tem pouco controle, os interesses humanitários, a maneira como se usa os outros, e os grupos associativos.

COMPATIBILIDADES E INCOMPATIBILIDADES

Aquário e Áries: combinam bem, desde que não haja casamento.

Aquário e Touro: podem combinar na base da amizade.

Aquário e Gêmeos: uma relação que geralmente começa no amor e acaba na amizade.

Aquário e Câncer: um relacionamento com um pouco de divertimento, mas para entrar para o álbum de recordações – "Foi bom enquanto durou..."

Aquário e Leão: união apenas no campo da amizade.

Aquário e Virgem: relacionamento difícil de ser mantido ajuizadamente.

Aquário e Libra: falta sempre uma coisinha para ser um casal ideal – talvez Ascendentes mais compatíveis.

Aquário e Escorpião: inteligência unida à intuição – muito bom para a troca de idéias.

Aquário e Sagitário: mais felizes na amizade do que no amor – por excesso de independência de ambas as partes.

Aquário e Capricórnio: na amizade se dão muito bem; no amor deixam muito a desejar.

Aquário e Aquário: são pura amizade... e, mais do que isso só se for na mais completa liberdade.

Aquário e Peixes: uma atração mal compreendida, pois vivem em universos diferentes. É o típico "me aceita como sou e não tente me mudar em coisa alguma".

Peixes

23 de agosto a 22 de setembro

Peixes é um Signo mutável que marca o final do Inverno e o fechamento do Ano Astral, do ciclo vital do hemisfério. O seu elemento é a água e o seu princípio é passivo. No corpo humano representa os pés, a aura magnética, o sistema de fibras e nervos. É um Signo de compreensão e de fé que marca a saúde mental, o estado da mente, os estados ocultos. É compassivo, caridoso, simpático, emocional, intuitivo, artístico, alegre, inspirado, fraterno, bondoso, místico. Quando se manifesta sempre diz "eu creio". É um Signo animal, bicorpóreo, mudo, fecundo e de vitalidade média, de polaridade feminino-negativa.

No seu lado negativo é submisso, apático, pervertido, promíscuo, crédulo, mediunicamente obsessivo, com tendências homossexuais.

As vibrações superiores de Peixes inclinam para as ações humanitárias e fraternas e os contatos com as forças cósmicas – vistas como divinas.

Peixes normalmente tem para si um paraíso artificial, onde vive seus sonhos e devaneios.

Peixes é o Signo da décima segunda Casa, cujo regente é Júpiter.

PERFIL MASCULINO

Um dos pontos marcantes das pessoas de Peixes são os olhos. Os olhos dos Piscianos parecem ver através das coisas e das pessoas, o olhar parece mergulhar nas coisas, como se estivesse a procurar o mistério que pode haver em todo lugar. O olhar dos Piscianos parece mesmo o olhar do peixe, aquele que olha para tudo e para nada ao mesmo tempo.

Há dois tipos de Piscianos e a diferença mais marcante está no ritmo; um é lento e silencioso; o outro é lento e leve.

Os pés são o ponto fraco dos Piscianos, mas também devem cuidar dos sistemas edócrino e linfático.

Evitar o contato com pessoas doentes é quase fundamental, principalmente se as doenças forem viróticas e contagiosas, porque eles são como esponjas de vírus.

Costumam ter tendência para reter água nos tecidos, e psiquicamente tendem para o autismo, o alcoolismo, as drogas, tudo o que pode afastá-los do, plano real, do chamado mundo exterior.

Como podem sentir muita sede, é bom que tenham sempre água pura ao alcance das mãos.

Os Piscianos mostram diferenças básicas entre os dois tipos possíveis também no campo alimentar: um não se importa nem um pouco com o que tenha que comer e aceita experimentar de tudo, de modo até irracional; o outro, bem mais guloso, prefere viver para comer. Basicamente é assim: um vive para comer e o outro come para viver.

Eles têm natureza dupla e podem tanto levar uma vida completamente desregrada como podem levar uma vida totalmente regrada e santificada – de Dom Juan a um Papa, é só um pequeno pulo.

Eles vivem de conformidade com as suas intuições, e confiam mesmo muito mais na intuição do que na razão, até porque para eles a lógica é algo que parece não fazer sentido, porque no mundo interior em que vivem, as coisas não precisam de lógica para acontecerem.

Os Piscianos não pensam – sentem ou pressentem. Eles, mais do que ninguém, estão ligados com o que se chama de "inconsciente coletivo" e acreditam que podem realizar tudo o que podem imaginar, para si e para todos – são médiuns por excelência.

Profissionalmente sentem-se completamente à vontade nos grandes negócios, principalmente nos de caráter especulativo ( a energia de Júpiter expande a sua intuição natural). Em qualquer área onde seja preciso usar a intuição, eles são insuperáveis. E é por isso que muitos se voltam para as carreiras eclesiásticas, pois podem satisfazer ao mesmo tempo o desejo de honras, de poder isolar-se e de ser útil.

Eles são altruístas e gostam de estar em posições onde possam, simultaneamente, satisfazerem o próprio ego e ajudar os necessitados.

Por estarem sempre em sintonia com o inconsciente coletivo, eles saem-se muito bem nas atividades artísticas e jornalísticas, porque conseguem perceber, adivinhar o que agradará e impressionará a maioria, a grande massa – são excelentes profetas. Eles sempre parecem saber o que fazer ou dizer para convencer alguém.

Piscianos costumam ser amorais, e por isso às vezes as suas atitudes podem parecer totalmente surpreendentes. Eles tendem a desprezar tudo o que pode limitar o ser humano, e por essa razão admitem todas as experiências. Apenas para provar que não estão presos, e para sentir algo novo, são capazes de muitas e muitas coisas surpreendentes na vida amorosa. Para eles é muito mais importante poder sentir tudo o que seja possível sentir... Mas que ninguém espere certezas e segurança. Sempre haverá algo novo a ser descoberto e sentido.

Os Piscianos conseguem resistir a tudo, menos a uma tentação.

PERFIL FEMININO

As mulheres de Peixes também atraem pelos olhos... e pela voz, que tem algo de misterioso – uma espécie de canto da sereia.

Elas costumam sofrer de indisposições que vêm e vão com a mesma rapidez –são conhecidas como "fadigas românticas". Não gostam muito de agitação e preferem um clima contemplativo. Como são sensíveis aos ambientes, devem evitar locais onde não se sintam à vontade.

Algumas Piscianas têm tendência a chegar bem perto da obesidade, especialmente porque são bastante gulosas.

Por serem dotadas de excelentes faculdades mediúnicas, devem ter cuidado com algumas experiências ocultas, pois podem se envolver demais e depois não conseguirem sair, não conseguirem libertar-se, tal como pode acontecer com o álcool e as drogas.

Os melhores tratamentos para a saúde das Piscianas são os homeopáticos, até porque costumam apresentar sintomas geralmente pouco nítidos, e porque os tratamentos alopáticos podem provocar muitos efeitos colaterais.

As mulheres de Peixes costumam ser o supra-sumo da gentileza e se emocionam diante de quase tudo. Mas também podem mostrar-se completamente insensíveis diante de algo ou alguém que detestam por algum motivo.

A intuição é o seu ponto forte.

São mulheres que, mesmo depois de idosas, continuam gostando dos "contos de fadas".

Profissionalmente se saem bem em todas as áreas onde seja preciso usar a intuição e o sentimento, seja no campo científico ou no oculto e esotérico.

Elas estão aptas a realizar qualquer tipo de tarefa, porque sabem intuitivamente como qualquer coisa deve ser feita. Mas, no fundo, só fazem mesmo aquilo que lhes dá prazer. São as melhores vendedoras que existem na face da Terra, e convencem com os argumentos menos convencionais que possam existir.

No amor elas são o próprio amor, a própria paixão, o próprio romance, e por isso ninguém é capaz de amar melhor do que elas. Elas são mulheres em todos os sentidos da palavra, e importam-se muito mais em amar do que em serem amadas.

Um dos desejos secretos das Piscianas é poderem fazer parte da vida de alguém, fundir-se a alguém – elas simbolizam com perfeição a união dos opostos.

Elas tratam a sexualidade como parte de um todo absoluto.

Se em algum momento, em algum lugar, a sexualidade puder assumir um caráter inteiramente divino sem perder as suas características mundanas, ali estará uma Pisciana.

Seu Regente Júpiter

A Décima Segunda Casa

A décima segunda Casa é a morada de Peixes. É uma Casa cadente que fica de 330° a 360° dentro do Zodíaco – representa o final do Inverno, o fim do Ano Astral, o fechamento do ciclo vital do hemisfério. É uma Casa de conclusões e de ações subconscientes. Mostra as forças e fraquezas desconhecidas ou ocultas. Indica os inimigos ocultos, as traições, as condenações, os sofrimentos físicos e morais, os trabalhos penosos, os confinamentos, o que é incurável. Essa Casa mostra o que se esconde dos outros. É uma Casa de solidão e reflexão subconsciente, de avaliação íntima da própria existência.

COMPATIBILIDADES E INCOMPATIBILIDADES

Peixes e Áries: deixam muito a desejar e a água de Peixes pode mesmo apagar o fogo Ariano.

Peixes e Touro: são complementares e a união é profunda.

Peixes e Gêmeos: totalmente incompatíveis.

Peixes e Câncer: há tanta afinidade que podem não resistir – estão sempre fora da realidade do casal.

Peixes e Leão: uma relação difícil. Para dar certo é preciso que Peixes seja a fêmea e se coloque inteiramente às disposição de Leão.

Peixes e Virgem: opostos que se atraem e se tornam estranhos com o passar do tempo.

Peixes e Libra: há um certo "mal-entendido". Podem passar um pelo outro sem nunca se entenderem, mesmo sendo Signos afetivos.

Peixes e Escorpião: uma relação intensa e mística – entendem-se por meias palavras.

Peixes e Sagitário: compreendem-se e se amam.

Peixes e Capricórnio: entendem-se bem.

Peixes e Aquário: uma atração mal compreendida – vivem em universos diferentes. É o típico "me aceita como sou, sem tentar me modificar em coisa alguma".

Peixes e Peixes: compreendem-se, sem que ninguém compreenda como.









FECHAR





Make your own free website on Tripod.com