Paulo Roberto Segundo e os Signos no Hemisfério Sul da Terra Paulo Roberto Segundo e os Signos no Hemisfério Sul da Terra


Capricórnio

21 de junho a 21 de julho - (para quem nasceu no início do Inverno)

image2.gif

Capricórnio é um Signo cardeal que marca o início do Inverno. O seu elemento é a terra e o seu princípio é passivo. No corpo humano representa o esqueleto, os joelhos, as cartilagens, as unhas, os cabelos. É um Signo de ambição e de uso que marca a realização material, social e profissional. Quando se manifesta sempre diz "eu uso". É cauteloso, responsável, escrupuloso, convencional, profissional, tradicional, sério, econômico, reservado, ambicioso, prudente, modesto. É um Signo animal, violento, de fecundidade e vitalidade moderadas, de polaridade feminino-negativa.

No seu lado negativo é frio, cruel, usurário, apático, teimoso, inafetivo.

As vibrações de Capricórnio inclinam para os altos estudos metafísicos e transcendentais, para a política, para a religião.

Capricórnio cuida das coisas públicas com as quais se relaciona.

Capricórnio é o Signo da décima Casa, cujo regente é Saturno.

PERFIL MASCULINO

Os Capricornianos em geral são tímidos e não se sentem satisfeitos com a aparência que têm. Por serem regidos por Saturno, que é o Astro considerado o pai do tempo, os Capricornianos melhoram com o passar dos anos, tendo a resistência aumentada, embora o esqueleto possa sofrer algumas deformações. A maioria dos sintomas que sentem estão geralmente concentrados nos intestinos e são resultado de algum tipo de intoxicação. Devem vigiar, principalmente, a circulação sangüínea e os pontos de articulação, onde se manifesta o líquido sinovial. Os joelhos são considerados os pontos mais frágeis.

Os Capricornianos parecem dotados da capacidade de enganar a morte, pois quanto mais vivem mais aprendem a lidar com as próprias forças e a desenvolver resistência. Eles preferem fugir dos médicos, porque recusam ma idéia de estarem doentes – eles não se dão o direito de adoecerem.

O cálcio é importantíssimo para os Capricornianos, e eles devem evitar os alimentos que podem atrasar o funcionamento intestinal, como as saladas cruas, por exemplo. Devem beber muita água e consumir alimentos de fácil digestão e eliminação.

Os Capricornianos têm sempre um certo ar de frustração e nunca estão satisfeitos com o que recebem, em qualquer campo, em qualquer setor – eles sempre acham que precisam de mais.

Eles também sentem necessidade de adquirir algum tipo de poder sobre os outros, para poderem se sentir menos dependentes, e por isso se tornam ambiciosos e oportunistas. São muito agarrados a tudo de material que conseguem conquistar, pois acham aí segurança.

O seu maior aliado, e ao mesmo tempo maior inimigo é o orgulho.

Eles se saem bem em todos os trabalhos que exijam paciência e tenacidade. Têm uma inteligência analítica que funciona muito bem nos campos de pesquisa, principalmente as relacionadas com o passado.

Para eles é importante que os assuntos tenham o caráter de coisa concreta. Se saem bem melhor quando trabalham sozinhos, porque só confiam neles mesmos e porque não gostam de fazer coisa alguma sob vigilância e com prazos determinados.

Capricornianos rejuvenescem com o tempo.

A política faz bem, pois eles podem exercer o poder, satisfazer a necessidade de dominar, estar em ação, assumir responsabilidades e serem úteis.

No amor são sempre desconfiados, porque têm medo de sofrer, de serem abandonados. Eles custam a decidir por alguém. Porque quando o fazem querem que seja para sempre.

Demonstrar sentimentos também não é fácil – preferem que a outra pessoas descubra por si mesma que está sendo amada.

Se por um lado os Capricornianos não são dados a demonstrações de afeto e amor, por outro eles têm necessidade de contato carnal. Mas, de qualquer modo, tudo o que fazem é com uma certa dose de pudor, salvo se tiverem um ascendente bem despudorado.

PERFIL FEMININO

As mulheres do Signo se saem um pouco melhor na vida do que os homens, até porque o Signo é feminino e isso ajuda, mas ainda assim levam um bom tempo para se livrarem de muitos complexos - um deles é não aceitarem que podem ser extremamente belas e, por isso mesmo, sedutoras. A verdadeira confiança em si mesmas só costuma surgir depois dos quarenta anos, quando então parecem mais jovens e mais desenvoltas.

Quando as Capricornianas procuram um médico, o que mais elas querem é que o médico apenas levante o seu moral, principalmente porque são muito desconfiadas e, se o médico diz que sofrem de algum mal, sempre acharão que o mal é muito maior do que está sendo revelado.

A solidão é o melhor remédio para todos os seus males, e a alimentação é a mesma indicada para os homens do Signo, com muito cálcio, principalmente. No mais, devem fazer algum tipo de exercício, ainda que seja apenas uma caminhada que possa distraí-las.

As Capricornianas são confiáveis, sólidas e estáveis – pode-se mesmo contar com elas. E como elas precisam se sentir amadas, fazem de tudo para tornarem-se indispensáveis. Elas precisam apenas aprender a relaxar um pouco e não levar as coisas tão a sério. São extremamente observadoras e anotam todas as pequenas falhas.

Ainda bem que as mulheres de Capricórnio têm um humor relativamente flexível e podem se sentir à vontade entre pessoas que considerem simples e verdadeiras.

Profissionalmente elas se saem muito bem em qualquer área que envolva prestação de serviço, ajuda aos outros de um modo geral.

Elas até gostam do contato humano, mas sentem-se melhor quando trabalham sozinhas, seja vigiando o próprio trabalho ou vigiando o trabalho dos outros – funcionam melhor controlando do que sendo controladas. Quando se sentem vigiadas, por serem tímidas, receiam tomar iniciativas.

Quando elas conseguem tornar-se menos sensíveis à opinião dos outros, conquistam uma certa liberdade e agem muito melhor.

No amor sempre demonstram receio de serem abandonadas, por isso relutam em entregar-se totalmente, o que, no fundo, é sempre o que mais desejam fazer, e, quando fazem, são totalmente fêmeas com disposição de agradar o parceiro em todos os sentidos, bastando que ele transmita o que elas mais desejam – sensação de segurança.

As Capricornianas são, verdadeiramente, apaixonadas que se controlam.

As Capricornianas são capazes de governar o mundo, e sempre governam alguma coisa. Elas gravitam em torno do poder e das pessoas poderosas, e gostam de receber presentes de poder – coisas que tenham valor material e liquidez.

O casamento com uma Capricorniana será sempre uma experiência inesquecível. Delas é que muitos podem dizer: De onde menos se espera é que as coisas saem.

A felicidade completa costuma chegar depois dos quarenta anos.

Seu Regente Saturno

Saturno é o regente de Capricórnio e Aquário, respectivamente 10ª e 11ª Casas. É um Astro elétrico, masculino, positivo, coesivo e estéril. O seu elemento é a terra e a sua composição é resultante da combinação dos princípios frio e seco.

Saturno é o Mestre que procura garantir a segurança. É o Senhor do tempo. Suas vibrações desgastam e desvitalizam; sua força represa e limita, provocando melancolia, solidão, ausência de movimento, sons e cores. Ele também é conhecido como o Senhor da Razão, porque é calmo, reflexivo, paciente, modesto, constante. A sua inteligência pode até não ser das mais brilhantes, mas é profunda e poderosa.

Saturno prefere conseguir todas coisas de forma lenta, mas absolutamente segura. É sério, sisudo, mas é altamente capaz de realizar as mais duras tarefas com uma paciência invejável. Ninguém, melhor do que ele, conhece o valor do tempo, da paciência e da constância para se conseguir o que é seguro e duradouro.

Na composição do corpo humano representa o esqueleto, os dentes, as articulações. Atua sobre todos os órgãos e funções de Capricórnio e Aquário.

Saturno é o regente do sábado, as suas cores são a negra e a cinza, as suas formas as desgraciosas e angulosas, as suas linhas as retas e quebradas, os seus sabores os acres e amargos, os seus aromas os fétidos ou desagradáveis.

No reino animal domina sobre os animais noturnos e solitários e as aves necrófagas e noturnas. No reino mineral sobre o chumbo, o ônix negro e todas pedras escuras e opacas. No reino vegetal sobre todas as plantas espinhosas e venenosas, e a sua flor mágica é o lírio. No reino humano (astrológico) atua sobre Capricórnio e Aquário.

Em Capricórnio a ação de Saturno é passiva; em Aquário é ativa.

Em Capricórnio a ação é terra sobre terra; em Aquário é terra sobre ar.

A Décima Casa

A décima Casa é a morada de Capricórnio. É uma Casa de bens materiais e honra. Sua posição é angular e fica de 270° a 300° dentro do Zodíaco – representa o início do Inverno. Essa Casa é também conhecida como Meio-do-Céu. É nela que se vê a realização material, social e profissional relativa ao Signo que a estiver ocupando. Ela mostra o resultado dos esforços, as honras, o crédito, o respeito público e o poder pessoal. Nessa Casa se encontra a avaliação que se faz das próprias realizações e as influências que se exerce sobre os outros.

COMPATIBILIDADES E INCOMPATIBILIDADES

Capricórnio e Áries: as concessões são necessárias – se complementam, mas com ritmos bem diferentes entre.

Capricórnio e Touro: são Signos afins – uma união ideal.

Capricórnio e Gêmeos: união da maturidade com a juventude – ou se amam ou se odeiam.

Capricórnio e Câncer: um relacionamento para se ter em um álbum de recordações - "Foi bom enquanto durou..."

Capricórnio e Leão: podem se entender, mas nem sempre se compreendem.

Capricórnio e Virgem: têm semelhanças prejudiciais – o silêncio de ambos.

Capricórnio e Libra: um relacionamento imprevisível.

Capricórnio e Escorpião: uma relação dura, rica e profunda. Os dois conhecem os pontos fracos um do outro. Agindo com inteligência, se amam; sem inteligência, se odeiam.

Capricórnio e Sagitário: há diferença e dificuldade de se acertar o passo – os ritmos são bastante diferentes.

Capricórnio e Capricórnio: dificuldade nos relacionamentos de amor.

Capricórnio e Aquário: são bem relacionados na amizade – no amor deixam muito a desejar.

Capricórnio e Peixes: entendem-se bem.





FECHAR





Make your own free website on Tripod.com