Paulo Roberto Segundo e os Signos no Hemisfério Sul da Terra Paulo Roberto Segundo e os Signos no Hemisfério Sul da Terra


CÂNCER

22 de dezembro e 20 de janeiro - (para quem nasceu no início do Verão)

image2.gif

Câncer é um Signo cardeal que marca o início do Verão. O seu elemento é a água e o seu princípio é passivo. No corpo humano representa o peito, o estômago, o baço, o diafragma, a pleura, o pâncreas, o esôfago, o piloro, os seios, os processos químicos do organismo e a ação peristáltica do estômago.

É um Signo devoto e sentimental que marca as emoções. Quando se manifesta sempre diz "eu sinto". É tenaz, intuitivo, maternal, sensível, simpático, emocional, patriótico, tradicional, dotado de boa memória e prudente. É fecundo e mudo, impulsivo, de polaridade feminino-negativa.

Câncer em seu lado negativo é passivo, temeroso, crédulo, covarde, promíscuo, melindroso e obsessivo.

Câncer é apegado ao lar e à família e não gosta de estar longe dos que ama. Aprecia as viagens, desde que sejam curtas e rápidas. É cauteloso nos negócios, voltado para o hermetismo e a espiritualidade. É mentalmente mais emocional do que racional, mais intuitivo do que científico.

Câncer é o Signo da quarta Casa, cujo regente é a Lua.

PERFIL MASCULINO

Os Cancerianos costumam ser criaturas encantadoras, poéticas, delicadas, sensíveis e sonhadoras. A imaginação é um ponto fortíssimo na personalidade. Outro ponto de destaque é o quanto conseguem transmitir de segurança para as pessoas que desfrutam da sua companhia – que tem sempre um ar de intimidade. Qualquer pessoa consegue sentir-se bem ao lado de um Canceriano, talvez por causa do que chamam de "alma infantil" que todo Canceriano possui. Mais um ponto de destaque é a sua excelente memória. Os Cancerianos podem até não se aprofundar muito nos assuntos, mas demonstram sempre que têm interesse por muitas coisas e conseguem senti-las, às vezes até mais do que entendê-las, e isso tudo é demonstrado com inteligência, brilho e sutileza.

Os Cancerianos são sempre afetivos e, em geral, mantêm uma estreita ligação com a figura materna, o que faz com que, até inconscientemente, busquem sempre ambientes e companhias que possam lhe transmitir conforto e proteção.

Um dos pontos fracos dos Cancerianos é o estômago, mas a doença que pode mesmo afetá-los é a hipocondria – sofrem mais pelo receio de adoecer do que por estar mesmo com alguma doença. E se o estômago, às vezes, não funciona bem, os Cancerianos são capazes de resmungar e se acharem mesmo à beira da morte, por causa da sua imaginação.

Também neste Signo encontram-se dois tipos: um que sempre arranja pretextos para dormir; e outro que sempre arranja pretextos para não dormir.

Evitar os excessos é o que há de melhor para todos os Cancerianos, e isso vale para todos os campos onde possam ou tenham que atuar. Se conseguirem, tal como desejam, que todos os momentos sejam relaxantes e descontraídos, dificilmente apresentarão qualquer tipo de problema físico. Tudo na vida dos Cancerianos deve ser motivo de prazer. Aliás, é bom que eles procurem também os prazeres que podem ser encontrados na água, nos líquidos em geral, inclusive nos esportes aquáticos.

Profissionalmente, tudo o que tenha ligação com a imaginação é um campo riquíssimo, bem como as áreas que envolvam trato com o público, inclusive o infantil. Tudo o que pode representar conforto e beleza funcionará como um grande atrativo.

Um perigo que existe na vida dos Cancerianos é tomar o desejo, fruto da imaginação, como realidade. Quando isso acontece, imaginam que tudo está sempre pronto para acontecer e que vai acontecer em seguida, e aí, muitas vezes, podem meter os pés pelas mãos e começarem a fazer gastos por conta, até que descobrem que a realidade é diferente. E quando isso acontece, geralmente já é tarde para remediar, e então é preciso lançarem-se a novos projetos para poder compensar aquele que foi frustrado, e isso pode se transformar em um ciclo sem fim, ou quase... porque, além de tudo, os Cancerianos podem se considerar sujeitos de "sorte" ou de "boa estrela" – e a Lua o é – e acabar por saírem-se melhor do que podiam ter imaginado.

A vida familiar é muito importante para os Cancerianos, e por isso os seus relacionamentos sempre apresentam um aspecto materno-paternal, porque eles normalmente procuram ser um pouco "pai", que procura nas mulheres algo um pouco "mãe".

Seja lá de que forma for, os Cancerianos nunca se afastarão demais do local que escolheram para ser o seu porto seguro (o seu lar), principalmente quando sabem que, ao regressar, encontrarão um ambiente que lhes é totalmente familiar e femininamente aconchegante, apaixonado e sensual – de preferência com crianças presentes.

PERFIL FEMININO

Nas mulheres as características femininas do Signo acentuam-se ainda mais e elas assumem a condição de altamente passivas, com ar de pidonas, como quem quase implora por um pouco de carinho e proteção.

Convém notar que o humor das mulheres do Signo costuma acompanhar as mudanças das fases da Lua. Aliás, a Lua parece mesmo exercer todos os tipos de influência nas Cancerianas, alterando mesmo o seu comportamento em geral.

As Cancerianas devem ter mais cuidado com a saúde do que os Cancerianos, principalmente nas partes onde possa haver retenção de líquidos. Existe nelas a tendência a somatizar.

Os mesmo conselhos para o Perfil Masculino servem para o Perfil Feminino – ajuda psicológica também é importante nos momentos de muita angústia.

A maternidade é um excelente remédio para as Cancerianas, principalmente porque elas são muito ligadas às crianças. Elas, inclusive, sonham em ter sempre uma grande família, bastante numerosa, e quando não têm, em termos de filhos, gostarão de ter em termos de netos e até bisnetos, mesmo não aceitando muito bem a idéia de envelhecer – a velhice, sob qualquer forma, incomoda muito as Cancerianas, talvez porque seja um sinal de insegurança, e porque a felicidade, para elas, é sinônimo de saúde e segurança.

Como é muito sonhadora, a mulher do Signo tem dificuldade em separar os fantasmas da realidade. Quando são crianças, aliás, adoram brincar de ser outras pessoas. Quando mentem, geralmente é com o intuito de melhorar a verdade, e não para tirar daí algum proveito. As Cancerianas conseguem mentir por muito tempo, principalmente porque têm boa memória.

Normalmente é através da maternidade que elas conseguem abandonar muitos dos seus sonhos e tornam-se responsáveis.

Uma Canceriana angustiada é um perigo para qualquer orçamento doméstico, e o que mais a angustia é a idéia de ser afastada definitivamente do ambiente familiar ascendente.

As profissões onde possam manifestar o seu "espírito materno" são as ideais. As Cancerianas têm boa capacidade de adaptação e sabem interpretar com maestria o que lhes ensinam.

No amor procuram achar no homem um substituto para a figura paterna, mas, de preferência, alguém que tenha também as atenções de uma mãe, porque o que elas mais precisam é de proteção e carinho. Mas, como nem sempre isso é possível, muitas vezes acabam se envolvendo com pessoas extremamente dominadoras, com as quais estabelecem um relacionamento sadomasoquista. Entretanto, sempre sonharão com a chegada do "Príncipe Encantado", com quem poderão viver felizes para sempre.

As Cancerianas devem lutar para não serem tão dependentes emocionalmente, mesmo correndo o risco de perderem um pouco do seu charme, que vem justamente daí.

Um detalhe muitíssimo importante: embora as Cancerianas sejam eternas dependentes emocionais, possuem capacidade de ação em quantidade suficiente para realizar qualquer coisa que desejarem. Nelas, mais do que em qualquer outro Signo, é que se pode encontrar a autêntica força da mulher.

Seu Regente a Lua

A Lua é o regente de Câncer e da 4ª Casa. É feminina e magnética, prática, emocional e fecunda. O seu elemento é a água e a sua composição resulta da combinação dos princípios frio e úmido. Manifesta a necessidade de proteção familiar e as emoções. Está ligada à coletividade. Domina sobre a memória, dinamiza os sentidos interiores e estimula os estados mentais passivos, fazendo com que a imaginação se desenvolva. Está ligada aos sonhos e às fantasias.

Na composição do corpo humano representa o sistema nervoso-simpático, os vasos linfáticos, o canal alimentício, o esôfago e a função digestiva. Domina sobre o ciclo menstrual e a concepção. Atua também sobre todos os órgãos e funções relacionados com o Signo de Câncer.

As vibrações da Lua tornam a mente sensitiva e receptiva, excitam a imaginação, as sensações e as emoções, ditam uma natureza romântica, sentimental , afetiva e emotiva. Dá gosto pelas aventuras, desde que não sejam muito longe do lar e da família. As viagens curtas estão sob o seu domínio.

A Lua é regente da segunda-feira, as suas cores são a branca e a prateada, as suas formas são as redondas, as suas linhas as irregulares, os seus sabores os insípidos, os seus aromas os inodoros.

No reino animal domina sobre todos os animais domésticos e as aves domésticas e aquáticas. No reino mineral sobre a prata, os cristais, o berilo e as pérolas. No reino vegetal sobre o lírio, a açucena, o copo-de-leite e todos os frutos hidratados. No reino humano (astrológico) sobre Câncer.

A ação da Lua sobre Câncer é água sobre água.

A Quarta Casa

A quarta Casa é a morada da Lua. É uma Casa de conclusões e de segurança. A sua posição é angular e fica de 90° a 120° dentro do Zodíaco – representa o início do Verão.

Nessa Casa é que se faca sabendo sobre a infância e a velhice, sobre o começo e o fim da existência material. Essa Casa mostra a hereditariedade, as raízes, as heranças, a vida privada, o ser subjetivo, a base sobre a qual o caráter é construído, a ligação com a figura materna.

COMPATIBILIDADES E INCOMPATIBILIDADES

Câncer e Áries: só tem boas chances de dar certo se Áries for o macho da dupla. Estão mais para uma relação sadomasoquista.

Câncer e Touro: são complementares e formam uma bela família.

Câncer e Gêmeos: não pode haver responsabilidades. Entendem-se em relações de amizade.

Câncer e Câncer: uma união fadada ao fracasso total.

Câncer e Leão: são a Lua e o Sol, e a união será mais do que feliz se Câncer for a fêmea.

Câncer e Virgem: têm muitas coisas em comum, inclusive as queixas.

Câncer e Libra: muita emoção de um lado e muito sentimento do outro. E como o que é demais sempre atrapalha...

Câncer e Escorpião: uma relação sadomasoquista onde a cumplicidade impera, principalmente no lado psíquico.

Câncer e Sagitário: um relacionamento simplesmente imprevisível.

Câncer e Capricórnio: um relacionamento para se ter em um álbum de recordações – "Foi bom enquanto durou..."

Câncer e Aquário: quase o mesmo anterior, podendo-se acrescentar um pouco mais de divertimento.

Câncer e Peixes: são de tanta afinidade que podem não resistir – estão sempre fora da realidade total de um casal.





FECHAR





Make your own free website on Tripod.com